Página inicial > Notícias > Site do CTEAD: retrospectiva 2019

Site do CTEAD: retrospectiva 2019

Criado: Terça, 14 de Janeiro de 2020, 12h13 | Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2020, 12h13 | Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2020, 12h13 | Acessos: 1207

O Mural EAD – porta de entrada para nossas salas de aulas virtuais – encerrou o ano com sua edição de número 50, trazendo com frequência notícias próprias do Centro de Tecnologias em Educação a Distância do Instituto Federal do Pará – CTEAD/IFPA. Afinal, ao longo de 2019, diversas ações foram realizadas pela equipe do CTEAD. E, embora, boa parte delas fiquem nos bastidores, reservadas aos relatórios institucionais, algumas mereceram destaque e tornaram-se matérias divulgadas pelo site da unidade, bem como reproduzidas no portal e nas redes sociais da instituição.

Em janeiro, por exemplo, começamos com a matéria “Reingresso: IFPA diploma 125 alunos pela EAD”, mostrando que ex-alunos evadidos da educação a distância do Instituto foram resgatados e conseguiram concluir seus cursos.

Visitas aos campi e polos foram realizadas, para aproximar o CTEAD dos lugares onde nosso trabalho culmina. Assim, os campi de Óbidos (março), Santarém (março) e Bragança (agosto) receberam o diretor do Centro. Depois foi a vez de realizar visitas técnicas nos polos: primeiro Cametá (setembro), seguido por Paragominas, Santarém e Abaetetuba (novembro e dezembro).

A visita a Santarém, em março, inclusive, rendeu fruto e desdobrou-se em uma apresentação da plataforma MOOC do IFPA à comunidade local, feita pelo próprio campus. Dessa forma, a divulgação massiva da plataforma, tanto nos campus como em eventos externos gerou um aumento significativo da procura por esse tipo de curso disponibilizado pelo IFPA.

O campus Belém deu destaque à modalidade a distância em evento de planejamento pedagógico (abril). Castanhal também teve espaço para o CTEAD, em oficina de planejamento de MOOC, no evento “Esse IF é minha rua”, em dezembro. Por fim, Muaná (abril) e Abaetetuba (dezembro) também receberam representantes do CTEAD para as formaturas de suas turmas EAD.

Enfim, 2019 também foi ano de concluir a apresentação da equipe, com o projeto #nósfazemosaead (maio), e de começar a “arrumar a casa”, com algumas atualizações no site (maio). Pela institucionalização da EAD no IFPA, realizou-se uma consulta entre os campi para fechar um termo de adesão a propostas de cursos a distância (julho), bem como a atualização da nossa regulamentação (julho).

Ofertas de cursos novos? Tivemos a capacitação sobre educação inclusiva para servidores do IFPA (outubro) e finalizamos o ano com o projeto para formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (novembro).

É por isso tudo que iniciamos o ano e a nova edição do Mural EAD olhando para trás por um momento, a fim de agradecer o que passou. Agora, a mirada volta-se para 2020, com o desejo de que, em 2020, tenhamos ainda mais trabalho, mais conquistas e, consequentemente, mais notícias!