Página inicial > Notícias > Aumenta a procura por MOOC na plataforma do IFPA

Aumenta a procura por MOOC na plataforma do IFPA

Criado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h52 | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h52 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h53 | Acessos: 3836

Os chamados cursos on-line gratuitos e massivos (MOOC, na sigla em inglês) são cada vez mais procurados nos dias de hoje. Isso porque são formas rápidas de atualização e capacitação profissional, sem custos. “Sendo uma tendência, nossa instituição não quer desconsiderar o potencial e o alcance que os MOOC podem ter, especialmente para aqueles que, por questões de espaço e de tempo, não podem frequentar cursos regulares e presenciais”, avalia Márcio Wariss, diretor do Centro de Tecnologias em Educação a Distância do Instituto Federal do Pará – CTEAD/IFPA.

A Plataforma MOOC IFPA foi lançada em setembro de 2017, contudo, apresentou aumentos significativos em 2019, no período citado. Isso porque, com a institucionalização da EAD mais consolidada no IFPA, foram investidas mais estratégias na sua divulgação. Dessa forma, a plataforma mais que dobrou o seu número de inscritos, em apenas quatro meses.

Imagem: print da página inicial da Plataforma MOOC IFPA

“Os MOOC são uma grande possibilidade para o IFPA disponibilizar acesso a conhecimentos para muito mais pessoas do que as que caberiam em seus campi. Por isso, O CTEAD tem a pretensão de induzir a criação de MOOC em diversas áreas e eixos”, revela o diretor.

Maior divulgação

Momentos de visitas aos campi de Santarém, Óbidos, Bragança e Cametá foram aproveitados para a apresentação da Plataforma institucionalmente. Em Santarém, inclusive, houve um desdobramento e os MOOC IFPA foram apresentados em um evento de extensão do campus (veja aqui).

Os cursos também foram tema de uma matéria da Assessoria de Comunicação do IFPA em suas redes sociais (confira aqui), em julho deste ano. Por fim, a Plataforma também teve espaço de divulgação interinstitucional durante o maior evento nacional da área de Comunicação, o Congresso Intercom 2019, que aconteceu em setembro, em Belém. Para isso, foram impressos mais de 3 mil panfletos, que integraram o material distribuído aos congressistas, e 50 cartazes, afixados por todos os prédios da UFPA onde ocorreu o evento.

Imagem: arte do panfleto e cartaz distribuído no Intercom 2019 (acervo CTEAD)

Os números

Tal divulgação apresentou a muitos o que é a Plataforma MOOC IFPA, culminando, consequentemente, no aumento da procura, mesmo que o número de cursos ofertados não tenha sofrido alteração, mantendo os mesmos 28 cursos, entre junho e outubro de 2019.

Conheça aqui a lista de cursos MOOC IFPA.

Já o número de inscritos na plataforma teve um aumento de 169%, registrando 1.342 pessoas inscritas em junho, passando para 3.615, em outubro. Esse crescimento refletiu-se também no número de matrículas nos cursos: em junho, eram 2.108, saltando, em outubro, para 4.890. São 132% mais matrículas registradas.

Entre os cursos mais procurados, estão 7 Lições para a produção de textos; Empreendedorismo, módulos 1, 2 e 3; Programação Android; Introdução à lógica de programação; Introdução à linguagem de programação PHP; e Edição e tratamento de imagem. Juntos, esses oito MOOC acumulam 2.586 matriculados, ou seja, 53% do total.

A Plataforma MOOC IFPA tem ainda um diferencial: ao concluir um curso, o aluno tem acesso gratuito ao certificado. Com isso, até este mês, 1.005 certificados já foram emitidos por meio da plataforma.

Serviço

A Plataforma MOOC IFPA é um ambiente virtual, projetado a partir da parceria da Secretaria de Ensino Técnico – Setec, do Ministério da Educação, com o Instituto Tim. Pelo IFPA, são ofertados 28 cursos, todos com certificação gratuita. Para saber mais, acesse: Plataforma MOOC IFPA!