Página inicial > Notícias > IFPA atualiza regulamentação institucional da EaD

IFPA atualiza regulamentação institucional da EaD

Criado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 11h01 | Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 11h01 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 11h23 | Acessos: 963

Julho começou com novidades para a educação a distância – EaD no Instituto Federal do Pará – IFPA: foram aprovados nesta semana novos atos que regulamentam as atividades da modalidade na instituição. Tais medidas vêm ao encontro do processo de institucionalização que a modalidade vem passando no IFPA, desde 2013.

Assim, a partir da decisão pela criação de um Centro de Referência para gerir a EaD dentro do instituto – o chamado Centro de Tecnologias em Educação a Distância (CTEAD) – a modalidade ganhou espaço para além de programas governamentais.

Desde então, já foi composta uma equipe de profissionais exclusiva para o setor, a construção de um prédio, bem como a atualização de atos e normas acerca da EaD no IFPA. O próximo passo é a oferta dos primeiros cursos com esforço próprio, ou seja, sem depender de programas de governo, que está prevista para iniciar a partir do segundo semestre de 2019 .

Os atos aprovados foram os seguintes:

PORTARIA Nº 1569/2019-CONSUP, de 1º de julho de 2019: institui o Centro de Tecnologias em Educação a Distância.

RESOLUÇÃO Nº 119/2019-CONSUP, de 2 de julho de 2019: regulamenta os procedimentos para criação, autorização para funcionamento, avaliação, supervisão e extinção de polos de apoio presencial para a Educação a Distância para cursos e programas ofertados na modalidade a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

RESOLUÇÃO Nº 120/2019-CONSUP, de 2 de julho de 2019: regulamenta os procedimentos para criação de cursos e elaboração de projetos simplificados de cursos de formação inicial e continuada, na modalidade de ensino a distância, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

RESOLUÇÃO Nº 121/2019-CONSUP, de 2 de julho de 2019: Estabelece os procedimentos para criação de cursos e elaboração de projetos pedagógicos de cursos técnicos de nível médio, superiores de graduação e pós-graduação lato sensu, na modalidade de ensino a distância, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

A aprovação desses atos são fundamentais não apenas para orientar os interessados em desenvolver a EaD na instituição, mas para concretizar, em definitivo, o processo de institucionalização da educação a distância no IFPA.