Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

 

Olá!

Se você chegou aqui, provavelmente você é aluno do IFPA e foi comunicado pelo seu campus sobre um projeto de ensino que acontecerá online, do qual você deverá participar e em que você vai aprender a utilizar alguns recursos da turma virtual do SIGAA e da ferramenta de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, o Mconf.

Assista ao vídeo a seguir para conhecer o projeto de ensino proposto pela Pró-Reitoria de Ensino – PROEN, diante da necessidade de suspensão do calendário acadêmico imposta pela Pandemia do novo coronavírus.

Antes de prosseguir, esclarecemos que esta página web faz parte da fase de capacitação do projeto que acontecerá no período de 27/4 a 30/4, na qual você conhecerá alguns recursos da turma virtual do SIGAA e do Mconf.

A capacitação é para que você esteja preparado para participar ativamente da fase seguinte, que será a aplicação do projeto, no período de 4/5 a 8/5, na qual você terá a oportunidade de participar de atividades remotas, como aulas online, acesso a materiais de estudo e interação com professores e colegas da sua turma atual do IFPA.

A participação no projeto de ensino corresponderá a 60 horas, que você poderá utilizar, por exemplo, para comprovar atividades complementares exigidas no projeto pedagógico do seu curso.

Bem, vamos em frente!

 

A capacitação aqui proposta acontecerá de maneira autoguiada, ou seja, todo o material já foi preparado e disponibilizado para que você acesse e avance de forma autônoma e conforme a sua disponibilidade. 

Você não contará com o acompanhamento de tutores, porém, ao final desta página, podem ser encontrados links para tabelas em que você obterá informações para participar de webconferências, tirar dúvidas e conversar com os professores do eixo de Informação e Comunicação do seu campus que se disponibilizaram a atender você, conforme as datas e os horários indicados nessas tabelas. 

É hora de começar!

Atualização ( 28/04, 16h):

Se você ainda não fez nenhum acesso ao SIGAA, veja abaixo como fazê-lo conforme sua situação:

 

 

Para esta capacitação, um ou mais de seus professores criaram um tópico experimental dentro da turma virtual do componente curricular AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, que aparecerá no SIGAA junto com as suas disciplinas do semestre letivo 2020.1.

Mesmo o nome do componente do projeto sendo esse indicado acima, o conteúdo dele vai depender de qual professor escolheu sua turma para participar desta experiência. Por exemplo, se foi o seu professor da disciplina de Língua Portuguesa que escolheu sua turma, então o conteúdo do componente estará relacionado a essa disciplina.

Caso o componente específico do projeto de ensino ainda não esteja aparecendo para você no SIGAA, não se preocupe! Seu campus está trabalhando para que, até o dia 30/4, você já consiga visualizar e acessar seu componente do projeto. Porém, mesmo que você consiga acessá-lo, lembre que o conteúdo do tópico experimental que está sendo elaborado pelo seu professor só estará disponível a partir do dia 4/5, que é quando começa a fase de aplicação do projeto. 

Sugerimos que você não espere o dia 4/5 para seguir em frente nesta capacitação, porque é importante que você conheça antecipadamente quais recursos do SIGAA poderão ser aplicados pelo seu professor e como utilizá-los.

Siga em frente!

 

O tópico experimental que você encontrará no componente curricular do projeto terá uma estrutura composta pelos elementos a seguir.

Materiais didáticos, para que você tenha acesso ao conteúdo proposto pelo seu professor.

  • Videoaula (webconferência, gravada ou de terceiros)
  • Apresentação 
  • Texto 
  • Imagem 
  • Áudio 
  • Vídeo. 

Meios de interação, para que você interaja com seus professores e colegas.

  • Webconferência
  • Fórum.

Atividades, para que você aprofunde ou verifique seus conhecimentos.

  • Tarefas
  • Questionário
  • Fórum.

A seguir, alguns desses elementos estarão detalhados e você encontrará tutoriais em texto e vídeos tutoriais para conhecer como acessar os vários tipos de materiais didáticos, participar de webconferências, interagir com os participantes da turma e realizar as atividades propostas.

 

Caso seu professor tenha planejado ministrar aulas ao vivo ou realizar reuniões para tirar dúvidas ou simplesmente conversar com a turma, essas atividades ocorrerão online pelo serviço conferência web, o Mconf, da RNP, que pode ser utilizado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, inclusive por meio de aplicativo.

Veja, a seguir, como utilizar o Mconf.

Faça o teste de compatibilidade para ter certeza de que seu equipamento funciona adequadamente com o Mconf.

 

Além de videoaulas ao vivo, seu professor poderá ter planejado videoaulas gravadas ou outros materiais didáticos em diversos formatos de arquivos, como apresentações em PowerPoint, textos, imagens, áudios e vídeos ou animações em geral.

Aproveitando o potencial da internet, seu professor poderá também ter sugerido como material didático links para blogs, periódicos científicos, serviços de transmissão de vídeos, sites institucionais, revistas especializadas, portais de notícias, podcasts, entre outras possibilidades.

Se o seu professor disponibilizou arquivos e links para sites externos, conheça, a seguir, como acessá-los.

 

O fórum é um recurso do SIGAA que pode ser utilizado para várias finalidades, como interação entre professores e alunos, discussões para aprofundar conteúdos e tirar dúvidas, entre outros propósitos.

Esteja atento a como seu professor planejou aplicar o fórum e conheça, a seguir, como utilizá-lo.

 

Além de disponibilizar materiais didáticos variados e meios de interação com a turma, o professor poderá ter solicitado que você elabore uma resenha, uma dissertação ou algum outro texto ou arquivo para que ele avalie seu desempenho. Nesse caso, se ele utilizou o recurso de tarefas, conheça, a seguir, como realizá-las escrevendo um texto online ou enviando um arquivo.

 

O questionário é uma atividade bastante versátil, que pode conter questões dissertativas, de única escolha, de verdadeiro ou falso, de múltipla escolha e numéricas.

Caso seu professor tenha aplicado um questionário para verificar seu aprendizado, conheça, a seguir, como acessá-lo e respondê-lo.

Chegamos ao final do nosso tutorial! Esperamos que você esteja preparado para utilizar o Mconf e os recursos da turma virtual do SIGAA que seu professor vai planejar para a fase de aplicação do projeto de ensino, que acontecerá de 4/5 a 8/5.

Desejamos sucesso nas suas atividades acadêmicas, a começar pela experiência proposta no projeto de ensino.

Em breve, divulgaremos as tabela de horários em que você poderá entrar em contato com os professores do eixo Informação e Comunicação de seu campus para tirar dúvidas sobre os recursos abordados neste tutoria.

Cronograma de webconferências do Campus Altamira

Cronograma de webconferências do Campus Bragança

Cronograma de webconferências do Campus Breves

Cronograma de webconferências do Campus Castanhal

Cronograma de webconferências do Campus Marabá Rural

Cronograma de webconferências do Campus Paragominas

 

 

Fim do conteúdo da página
-->