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Olá!

Se você chegou aqui, provavelmente você é docente do IFPA e está interessado em participar da capacitação sobre recursos da turma virtual, do SIGAA, proposta pela Pró-Reitoria de Ensino – PROEN, diante da necessidade de suspensão do calendário acadêmico imposto pela Pandemia do novo coronavírus.

É importante entender a razão desta capacitação dentro do atual cenário institucional do IFPA. Para isso, assista ao vídeo a seguir.

Antes de prosseguir, esclarecemos que esta capacitação faz parte de um projeto de ensino correspondente a 60 horas e, para que você possa lançar essa carga horária em seu Plano Individual de Trabalho – PIT do semestre corrente, será necessário inscrever-se no projeto, sobre o qual você encontra mais informações acessando a página pública de projetos de ensino, no SIGAA, selecionando o Projeto de Ensino Capacitação para Uso do Sistema SIGAA por Docentes e Discentes do IFPA. Caso persistam dúvidas de como participar efetivamente desse projeto, recomendamos que você entre em contato direto com a diretoria de ensino de seu campus.

Bem, vamos em frente!

 

A capacitação aqui proposta segue uma dinâmica autoguiada, ou seja, todo o material já foi preparado e disponibilizado para que você acesse e avance de forma autônoma e conforme sua disponibilidade.

Você não contará com o acompanhamento de tutores, porém, ao final desta página, podem ser encontrados links para tabelas em que você terá informações para participar de webconferências, tirar dúvidas e conversar com os professores do eixo de Informação e Comunicação do seu campus que se disponibilizaram a atender você, conforme as datas e os horários indicados na própria tabela.

Esta capacitação ajudará você a construir um tópico no SIGAA, que deverá estar pronto até o dia 30/4, para que, de 4 até 8/5, você realize uma experiência de aplicação de atividades remotas online com alguns de seus alunos.

É hora de começar!

 

 

Para esta capacitação, a proposta é que você planeje e construa um tópico experimental dentro da turma virtual do componente curricular AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, criada especificamente para a aplicação deste projeto de ensino, que você poderá encontrar listada, no SIGAA, junto com suas turmas do atual semestre. Caso esse componente curricular específico do projeto de ensino ainda não apareça no seu portal de docente, no SIGAA, por favor, entre em contato com a Diretoria de Ensino de seu campus para saber quando será disponibilizado.

Atualização (23/04, 10h45):

As secretarias acadêmicas dos campi estão trabalhando para disponibilizar o componente curricular do projeto de ensino o quanto antes para todos os professores que já se inscreveram ou ainda estão se inscrevendo no projeto, conforme as orientações de seus respectivos campi. A indicação é que todos os componentes estejam criados e disponíveis para os professores inscritos até o final do dia 27/04.

Você não precisa esperar a criação do seu componente curricular do projeto para seguir em frente nesta capacitação. Na verdade, sugerimos que você, primeiro, acesse todo o conteúdo da capacitação e elabore seu mapa da atividades (ver item 2.1) para, então, implementar seu tópico experimental na turma virtual do componente curricular do projeto, no SIGAA.

ATENÇÃO: Como os alunos serão carregados no seu componente curricular do projeto ao mesmo tempo em que você constrói seu tópico experimental, é importante que você deixe o tópico NÃO VISÍVEL (oculto) para que os alunos não tenham acesso antes do início da fase de aplicação do projeto, previsto para o período de 4 a 8/05.

A seguir, veja como criar, no SIGAA, o seu tópico experimental.

Atualização (27/04, 11h30):

Se ao seguir os procedimentos acima para a criação do seu tópico experimental o SIGAA exibir a mensagem abaixo, acesse o tutorial abaixo para criar uma aula extra e elaborar seu tópico. Caso a mensagem abaixo não for exibida, desconsidere esta atualização e siga em frente.

 

Agora que o tópico experimental está criado, é importante saber que ele deverá ter uma estrutura mínima composta pelos elementos a seguir.

Materiais didáticos, para que os alunos tenham acesso ao conteúdo a ser ministrado.

  • Videoaula (webconferência, gravada ou de terceiros)
  • Apresentação 
  • Texto 
  • Imagem 
  • Áudio 
  • Vídeo 

Meios de interação, para promover interações entre professores e alunos.

  • Webconferência
  • Fórum

Atividades, para que os alunos verifiquem ou aprofundem seus conhecimentos.

  • Tarefas
  • Questionário
  • Fórum

 

Para ajudar você a construir o seu tópico experimental seguindo a estrutura mínima indicada anteriormente, sugerimos utilizar um mapa de atividades, instrumento útil para planejar tópicos de aula, que relaciona ementa, objetivos, conteúdos, materiais didáticos, recursos metodológicos e atividades.

A seguir, assista a uma breve apresentação do mapa de atividades.

Você terá acesso, a seguir, a um modelo de mapa de atividades. Antes de preenchê-lo, sugerimos que confira, ao longo desta página, o detalhamento dos elementos que deverão compor o seu planejamento e a relação entre eles.

Baixe aqui o modelo do mapa de atividades para planejar seu tópico experimental.

 

Tomando como base o mapa de atividades que você elaborou, com os elementos indicados, vamos detalhar os materiais didáticos e recursos metodológicos recomendados para o seu tópico experimental.

 

Os materiais didáticos que você deverá utilizar precisam ser selecionados de acordo com os conteúdos a ser apresentados aos seus alunos, considerando, ainda, os objetivos estabelecidos no mapa de atividades do seu tópico experimental. Utilize apenas os materiais didáticos que você considera adequados para ministrar o conteúdo a ser proposto.

 

A primeira sugestão é que você ofereça uma videoaula para seus alunos, que poderá acontecer ao vivo, por webconferência, ou poderá ser um vídeo gravado por você mesmo e disponibilizado aos seus alunos, ou, ainda, uma aula ministrada por outros professores, que você poderá encontrar em serviços online, por exemplo.

Videoaula ao vivo (webconferência)

Caso você opte por ministrar uma aula ao vivo aos seus alunos, por webconferência, considere as indicações a seguir.

  • Utilize o serviço Conferência web (Mconf), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, que pode ser utilizado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, inclusive por meio de aplicativo.
  • Sugerimos que a videoaula dure entre 10 e 15 minutos. Para isso, prepare suas aulas destacando os pontos mais importantes, considerando que você disponibilizará outros materiais (textos, imagens, vídeos) para que os alunos aprofundem o conteúdo. Após ministrar a aula, você também poderá planejar um tempo de até 10 minutos para tirar as dúvidas que seus alunos possam apresentar pelo bate-papo (chat) ao longo da videoaula.
  • Preferencialmente, agende suas videoaulas para os mesmos dias e horários em que aconteceriam suas aulas presenciais, conforme a matriz diária do curso. Se sua aula presencial aconteceria na segunda-feira, de 10h40 às 12h20, agende sua videoaula ao vivo dentro desse período de tempo.

Atualização (5/05, 10h):

Devido ao grande número que professores que voluntariamente aderiram ao projeto de ensino e a limitação de aberturas simultâneas de salas virtuais do Mconf, alguns campi precisaram elaborar planilhas com horários específicos para cada professor. Veja abaixo a planilha do seu campus e, caso não conste sua turma, entre em contato com sua respectiva direção de ensino.

Planilha de horários do Campus Abaetetuba

Planilha de horários do Campus Belém

Planilha de horários do Campus Castanhal

Planilha de horários do Campus Conceição do Araguaia

Planilha de horários do Campus Itaituba

Planilha de horários do Campus Marabá Industrial

Planilha de horários do Campus Parauapebas

Planilha de horários do Campus Santarém

 

  • Não esqueça de gravar sua videoaula ao vivo e disponibilizá-la para que os alunos também possam acessar depois. Alguns alunos podem não conseguir participar da aula no horário agendado e é importante que todos tenham acesso ao conteúdo da videoaula. Como os arquivos de vídeo ocupam bastante espaço de armazenamento e o SIGAA tem limites para essa finalidade, sugerimos que você armazene sua videoaula em plataformas online como YouTube, Vimeo, Vídeo@RNP ou alguma outra de sua preferência. No SIGAA, disponibilize apenas o link para que os alunos tenham acesso.

Atualização (5/05, 10h):

Considerando o grande número que professores que voluntariamente aderiram ao projeto de ensino, não será possível gravar as videoaulas ao vivo em decorrência de limitações de armazenamento do data center do IFPA.

 

Por fim, uma ideia: você poderá realizar uma webconferência no contexto de uma sala de aula invertida, ou seja, você disponibiliza materiais didáticos para os alunos estudarem antecipadamente e agenda uma webconferência posterior para discutir o conteúdo.

Veja como utilizar a Conferênciaweb, da RNP.

Veja como disponibilizar um vídeo no YouTube.

Após gravar sua videoaula e disponibilizá-la em algum serviço online de sua preferência, conheça como inserir, no SIGAA, uma referência a sites. 

Videoaula gravada

Outra opção para você ministrar o conteúdo planejado para o seu tópico experimental é gravar uma videoaula antecipadamente e disponibilizá-la no SIGAA. Nesse caso, acompanhe as orientações a seguir.

  • Você poderá utilizar qualquer ferramenta para gravação de vídeos direto da tela de seu computador ou mesmo gravar vídeos com a câmera do seu celular, usando softwares de edição para finalizá-los.
  • Como a dinâmica de uma videoaula gravada é diferente da de uma videoaula ao vivo, sugerimos que sua duração seja de 7 a 10 minutos
  • Recomendamos que suas videoaulas gravadas sejam armazenadas em serviços online e que, no SIGAA, você disponibilize o link para que os alunos possam acessar esse conteúdo.

Conheça algumas dicas para você gravar suas videoaulas.

Videoaula de terceiros

Outra possibilidade de você oferecer uma videoaula aos seus alunos é selecionar um vídeo online gravado por outro professor sobre o conteúdo planejado e disponibilizar o link no SIGAA. Nesse caso, dê preferência a videoaulas curtas.

 

Além de videoaulas, você também pode disponibilizar diversos tipos de arquivos a ser usados como material didático aos seus alunos, para que eles estudem o conteúdo planejado para o seu tópico experimental.

Acompanhe a seguir algumas sugestões de arquivos.

Apresentação (PPT)

Caso você tenha planejado ministrar uma videoaula ao vivo ou gravada com o apoio de uma apresentação, em PowerPoint ou em outro software de apresentação, disponibilize o arquivo para que seus alunos possam rever e explorar a sua apresentação. 

Texto (PDF, DOC, ODT)

Disponibilize textos que você mesmo tenha elaborado, livros didáticos, artigos de periódicos científicos e outras publicações relevantes para que seus alunos aprofundem o conteúdo proposto.

Imagem (JPG, PNG)

Fotos, gravuras, tirinhas, gráficos, infográficos e imagens em geral podem ser materiais úteis e interessantes para iniciar o conteúdo ou mesmo instigar discussões entre os alunos, a fim de que aprofundem os temas abordados.

Áudio (MP3, AAC, WMA)

Você também poderá disponibilizar arquivos de áudio aos seus alunos: gravar alguns áudios com seu próprio celular para complementar o conteúdo, responder perguntas, tirar dúvidas etc.

Vídeo (MP4, AVI, WMV)

Vídeos e animações em geral, que não sejam aulas, podem ser úteis para complementar ou esclarecer determinados conteúdos e até mesmo provocar discussões e reflexões. Atente-se ao tamanho dos vídeos devido à limitação própria do SIGAA para armazenamento. Caso o vídeo não seja de sua autoria, tenha o cuidado de verificar as fontes e fazer as devidas referências.

 

Aproveite o potencial da internet e sugira aos alunos links para blogs, periódicos científicos, serviços de streaming, sites institucionais, revistas especializadas, portais de notícias, podcasts, entre outros recursos desse tipo. Você poderá fazer uma seleção de sites e planejar uma atividade a partir deles.



A estrutura mínima para a construção de seu tópico experimental exige a utilização de meios de interação, que são fundamentais em qualquer trabalho educacional remoto e podem ter diversas finalidades: manter proximidade entre professores e alunos, promover discussões para aprofundar conteúdos, tirar dúvidas, entre outros propósitos. 

Assim, sugerimos que você utilize as opções a seguir, conforme os objetivos estabelecidos em seu mapa de atividades.

 

O fórum é um recurso nativo do SIGAA e pode ser utilizado para as várias finalidades dos meios de interação. Verifique como utilizar diferentes tipos de fórum considerando os seus objetivos.

 

 

Você já sabe que poderá contar com o recurso de webconferência para ministrar uma aula ao vivo. Essa ferramenta pode também ser utilizada para manter a interação com os alunos considerando as finalidades já indicadas.

Se você escolher essa ferramenta para manter uma interação ativa com seus alunos, observe as nossas sugestões sobre apresentar esse recurso como possibilidade de videoaula ao vivo.

 

Agora que seu tópico experimental já possui materiais didáticos e recursos de interação, é o momento de pensar em atividades para dinamizar o que você vai propor aos seus alunos.

Atividades são úteis para aprofundar conteúdos, desenvolver a autonomia e verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.

Observe a seguir três tipos de atividades nativas do SIGAA que você poderá propor aos seus alunos.

 

A atividade de tarefa é útil para quando você precisar que seus alunos elaborem trabalhos a ser enviados, como uma resenha, uma dissertação ou algum outro texto ou arquivo. É possível, ainda, que seus alunos respondam uma pergunta de forma online, caso necessário.

Conheça a seguir como inserir e configurar os tipos de tarefas existentes no SIGAA.

      

 

O questionário é uma atividade bastante versátil, que pode ser construída a partir de um banco de questões reutilizável, contendo questões de única escolha, de múltipla escolha, dissertativas, numéricas e de verdadeiro ou falso.

Conheça como inserir e configurar questionários e bancos de questões no SIGAA.

   

 

Você já sabe que o fórum é um meio para que professor e alunos interajam trocando mensagens, usado para diversas finalidades. Porém, um fórum pode também ser aplicado para propor atividades aos alunos, como discutir um assunto de forma conjunta a partir de perguntas feitas pelo professor ou por colegas.

 

Ao final da fase de aplicação do projeto de ensino, prorrogada até 12/05, os professores devem atribuir nota aos estudantes que participaram, conforme segue:

  • Nota 0 para quem não participou;
  • Nota 10 para quem participou.

É importante observar que a nota não diz respeito ao desempenho do aluno em relação às atividades aplicadas para aferição do conhecimento adquirido referente aos conteúdos ministrados, mas deve refletir a participação do estudante no projeto de ensino, ou seja, se participou de aulas ao vivo e fóruns, acessou os arquivos e links disponibilizados para estudo etc.

A nota atribuída a cada estudante é o que vai determinar se ele receberá ou não o certificado de participação no projeto de ensino.

Após a atribuição das notas aos estudantes, o professor deve consolidar a turma.

Chegamos ao final da nossa capacitação. Esperamos que o percurso proposto tenha ajudado você a reforçar o que já sabia e adquirir novos conhecimentos sobre alguns recursos da turma virtual do SIGAA e do Mconf.

Desejamos sucesso na continuidade de suas atividades docentes a começar pela aplicação do tópico experimental que você acabou de criar para viver uma nova experiência educacional com seus alunos.

Saiba que você pode contar com o CTEAD para projetos futuros. Não deixe de se manter informado em nosso site.

Em caso de dúvidas ou dificuldades sobre algum recurso abordado neste tutorial, acesse a seguir a lista do seu campus para verificar, no período de 22 a 30/4, em que dias e horários haverá um professor disponível para orientar você na construção do seu tópico experimental.

Antes de acessar uma das salas de webconferência abaixo, recomendamos que você faça o teste de compatibilidade de seus equipamentos para participar adequadamente das reuniões.

Mcof (RNP) - Teste de compatibilidade

Cronograma de webconferências do Campus Abaetetuba

Cronograma de webconferências do Campus Altamira

Cronograma de webconferências do Campus Belém

Cronograma de webconferências do Campus Bragança

Cronograma de webconferências do Campus Breves

Cronograma de webconferências do Campus Cametá

Cronograma de webconferências do Campus Castanhal

Cronograma de webconferências do Campus Conceição do Araguaia

Cronograma de webconferências do Campus Itaituba

Cronograma de webconferências do Campus Marabá Industrial

Cronograma de webconferências do Campus Marabá Rural

Cronograma de webconferências do Campus Óbidos

Cronograma de webconferências do Campus Paragominas

Cronograma de webconferências do Campus Parauapebas

Cronograma de webconferências do Campus Santarém

Cronograma de webconferências do Campus Tucuruí

Cronograma de webconferências do Campus Vigia

Campus Ananindeua (aguardando programação)

 

 

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