Página inicial > Notícias > IFPA abre inscrição para cursos EAD de Inglês e de Espanhol

IFPA abre inscrição para cursos EAD de Inglês e de Espanhol

Criado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 15h43 | Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 15h43 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 15h43 | Acessos: 4647
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Pará – IFPA, por meio do seu Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD, está com inscrições abertas para turmas dos cursos de formação inicial e continuada – FIC em Inglês e em Espanhol, todos na modalidade a distância (EAD). No total, são 390 vagas, distribuídas entre os níveis Inglês Iniciante A1 (90 vagas), Inglês Iniciante A2 (120 vagas), Espanhol Iniciante A1 (90 vagas) e Espanhol Iniciante A2 (90 vagas). Os cursos, com carga horária de 180h, são totalmente on-line e gratuitos, ou seja, sem cobrança de taxa de inscrição, matrícula, mensalidade ou de material didático para a realização dos cursos.

Vale lembrar que para os níveis iniciantes A1, tanto para a língua espanhola como para a inglesa, o único pré-requisito é ter o Ensino Fundamental completo. Já para os cursos de nível A2 – de ambas as línguas – é necessária também a comprovação da conclusão do nível A1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência – QECR. Alunos que completaram o primeiro nível na oferta anterior pelo IFPA (Inglês Básico ou Espanhol Básico), podem conseguir seus históricos escolares por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA/IFPA (https://sigaa.ifpa.edu.br/), entrando pela opção “Entrar com GOV.BR” (serviço do Governo Federal).

Os cursos serão realizados totalmente on-line, o que significa que não há restrições geográficas para cursá-los.

As inscrições são on-line, no período de 15 a 17 de agosto, mas podem ser encerradas antes, caso seja atingido o limite de inscrições estabelecido em edital. Para se inscrever, é preciso escolher apenas um dos cursos e preencher o formulário eletrônico disponível no endereço https://prosel.ifpa.edu.br/fic-ingles-e-espanhol-ead. O candidato deve ter o Ensino Fundamental completo, CPF, email válido, infraestrutura tecnológica própria e não ter vínculo de matrícula ativa, inclusive matrícula trancada, em cursos de FIC, de mesmo nível de ensino, seja na modalidade presencial ou a distância.

A seleção da chamada pública será feita com base na ordem de inscrição dos candidatos, de acordo com a data e a hora registradas eletronicamente pelo sistema de inscrição. Também será levada em consideração a análise dos documentos enviados no ato da inscrição. Serão aprovados os candidatos até o número de vagas ofertadas, que cumprirem as exigências do edital. Os candidatos classificados para além do número de vagas ofertadas vão compor a lista de espera. A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 25 de agosto e as aulas iniciem no dia 12 de setembro.