Página inicial > Notícias > IFPA realiza aula inaugural dos cursos de FIC EAD de Inglês e de Espanhol

IFPA realiza aula inaugural dos cursos de FIC EAD de Inglês e de Espanhol

Criado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 11h07 | Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 13h23 | Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 13h24 | Acessos: 1102

Aconteceu, na última quinta-feira, 25, a aula inaugural dos cursos de formação inicial e continuada – FIC de Inglês Básico e de Espanhol Básico, ambos na modalidade a distância, pelo Instituto Federal do Pará – IFPA. O evento foi online e teve o objetivo de acolher os novos estudantes e instruí-los sobre o ambiente virtual de aprendizagem – AVA e como conduzirem melhor seus estudos de língua estrangeira.

As orientações foram apresentadas pela professora Rose Aparecida Costa Souza Oliveira, docente do IFPA Campus Marabá Rural e membro da comissão de implementação dos referidos cursos. Para as boas-vindas, a aula contou ainda com a presença do reitor do IFPA, Cláudio Alex Jorge da Rocha, da coordenadora de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e coordenadora-geral dos Centros de Idiomas do IFPA, Regina Coeli Morais Krelling, e do diretor do Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD, Márcio Wariss Monteiro.

Na ocasião, o reitor destacou a oferta dos cursos como parte de um ecossistema que está sendo criado no IFPA, com a valorização da internacionalização do ensino e a institucionalização da educação a distância – EAD. “Na base de tudo isso está o conhecimento e nada mais apropriado do que a gente iniciar esse trabalho a partir da formação em língua estrangeira, em inglês e em espanhol”, afirmou.

Primeiros cursos

A EAD no IFPA existe desde antes de sua criação, em 2012, mas os cursos de FIC EAD de Inglês Básico e de Espanhol Básico são os primeiros ofertados com recursos totalmente institucionais. “O IFPA já trabalha há mais de dez anos com cursos a distância, mas sempre foram subsidiados por programas de fomento, como a Universidade Aberta do Brasil, a UAB, e a Rede e-Tec Brasil. Esses cursos que iniciamos hoje constituem um marco institucional por serem os primeiros cursos a distância ofertados com esforço próprio pelo IFPA. Foi um longo caminho até chegarmos aqui”, comemorou o diretor do CTEAD, Márcio Wariss.

“É um grande passo que estamos dando agora com essa oferta. A ideia é que a gente possa ampliar essas ofertas para cursos de nível técnico subsequente, por exemplo, cursos superiores, especialização. A ideia é essa: avançarmos”, completou o reitor Cláudio Alex da Rocha.

Língua estrangeira e oportunidades

Regina Krelling, coordenadora-geral dos Centros de Idiomas e de Relações Internacionais do IFPA, frisou, em sua fala, a importância de se estudar uma língua estrangeira. “Dominar uma segunda língua deixou de ser um diferencial para se tornar essencial para conquistar uma oportunidade profissional. Estudar e aprender um novo idioma é sair da sua zona de conforto e conhecer mundos diferentes. Entender e falar um outro idioma é uma maneira de se empoderar, pois podemos competir de forma mais equânime no mundo do trabalho”, afirmou.

As atividades e o acesso aos cursos iniciam a partir desta segunda-feira, 29. No total, foram ofertadas 480 vagas para o curso de Inglês e 270 para o de Espanhol, todas preenchidas. Com aulas 100% online, há alunos e alunas de todo o Pará e até espalhados pelo Brasil. São ainda 47 docentes do IFPA envolvidos para que esses cursos aconteçam. “Diante de tantas dificuldades que toda a humanidade passou com a pandemia, isso nos estimula cada vez mais a ampliar essas ofertas, criar novas oportunidades para transformar a vida de tantos estudantes”, conclui o reitor do IFPA.

>> Para assistir à aula inaugural dos cursos de FIC EAD de Inglês Básico e Espanhol Básico, clique aqui!