Página inicial > Notícias > Estudantes, apesar da pandemia

Estudantes, apesar da pandemia

Criado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 11h46 | Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 11h46 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 11h46 | Acessos: 544

Com curso totalmente online do IFPA, alunos contam como mantiveram seus sonhos mesmo com as medidas de isolamento social por todo o mundo

Flávia Ribeiro, 24 anos, tinha muitos planos para 2020. Graduada em Engenharia Biomédica, ela comenta que tinha interesse em fazer curso técnico em Eletrônica também, porém, preferiu centrar-se na pós-graduação. Flávia já até estava fazendo contatos para conseguir uma bolsa e cursar um mestrado nos Estados Unidos. Com a pandemia, contudo, Flávia precisou adiar os planos, mas, como interrompê-los não era uma opção, a jovem buscou cursos online para complementar seus conhecimentos e habilidades.

Foi por meio de uma amiga, cujo irmão estuda no Instituto Federal do Pará – IFPA, em Belém, que ela soube do curso de formação inicial e continuada – FIC em Programador Web, ofertado na modalidade a distância pelo Instituto. Com início em maio deste ano e vinculado ao programa Novos Caminhos, do Governo Federal, a oferta do curso foi uma das medidas do Instituto, por meio do seu Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD, pelo combate ao coronavírus.

Flávia admite que manter os estudos nesse período e a distância não está sendo fácil, pois ela mora na zona rural de Ourém, município localizado na região do Nordeste Paraense, onde não tem acesso à internet. A solução foi agendar um ou dois dias por semana para ir à casa de algum amigo ou familiar em municípios próximos para conectar. “Como o IFPA tem um sistema que pode baixar o conteúdo, eu baixo o que precisa, envio as atividades e estudo o resto da semana em casa. Tenho meu cronograma de estudos bem organizado”, declara.

Para a estudante, a área de programação web não apenas está crescendo como ela pode usar o que aprender na sua área, como o conhecimento de banco de dados, por exemplo. A ideia é que, ao terminar o FIC, faça alguns outros cursos online até poder retomar os planos originais. “Ser estudante é nunca parar de estudar. Costumo falar para uma amiga que, como estudante, você nunca tem folga. De domingo a domingo, você tem o que fazer. Tem sempre algo a aprender. Está sempre buscando conhecimento, buscando algo novo. Sempre se reinventando, descobrindo coisas novas. E não tem hora para isso”, orgulha-se.

Fabrício Gomes Costa, 28 anos, também não quis parar de estudar ao concluir sua graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A conclusão do curso foi em março deste ano e o curso de FIC em Programador Web EAD do IFPA surgiu, em maio, como uma oportunidade imperdível para ele, que tem um projeto de software em construção e um prazo pessoal de 18 meses entre rascunho, capacitações e desenvolvimento. E, assim, “deixe de ser projeto e passe a ser algo tangível, concreto”, define.

Fabrício é gerente de um banco privado, é de Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará, mas mora e trabalha em Guaraí, no Tocantins. Com a pandemia, ele diz não ter tido dificuldade para se adaptar a parte do trabalho em home office, nem ao curso de FIC em modalidade EAD, pois já faz cursos a distância desde 2010, inclusive sua graduação. “Ser estudante, para mim, é aprimoramento, conhecimento. Gosto de estudar e, com o estudo, encontra-se muitas oportunidades”, comenta.

Leonardo Castro, 19 anos, de Parauapebas, é egresso do curso Técnico em Mecânica pelo IFPA, mas tem interesse também em informática e eletrônica. Ele conta que aprendeu um pouco de programação e manutenção de computadores por conta própria e até realiza alguns trabalhos remunerados nessa área, enquanto não consegue um emprego formal. O jovem estava à procura de emprego na área de sua formação técnica quando a pandemia chegou ao Brasil.

Quando soube do curso de Programador Web EAD do IFPA, sentiu-se feliz e realizado por ter a chance de aprimorar o conhecimento e dar um upgrade no currículo durante esse período. Leonardo pretende não apenas trabalhar, mas continuar se capacitando para suas áreas de interesse. Quer, em breve, ingressar em um curso superior de Engenharia que possa unir seus conhecimentos em mecânica e em informática. Para ele, “ser estudante é uma questão de se melhorar, no financeiro, na família, na vida. Sem estudo, não se é nada. Toda base que temos e construímos desde o pré-escolar acaba sendo essencial”.

O aluno diz ter se surpreendido positivamente ao estudar pela primeira vez a distância. Mesmo sendo da geração de nativos digitais, ele não pensou que se adaptaria tão bem ao processo. “Não achei que teria a mesma cobrança do presencial. Tem muitas atividades, é organizado e tem prazos”, analisa. Além disso, “eu não tinha esse conhecimento [de programação web] e, com dois meses e meio de curso, já observei que esse curso me trará muitas oportunidades”, conclui.

Texto: Íris Jatene - jornalista do CTEAD/IFPA

Publicado originalmente  no dia 31/08/2010, no contexto da Campanha #EstudantesPelaEducação, do IFPA. Clique aqui e acesse a publicação original.