Página inicial > Notícias > IFPA lança repositório colaborativo e convoca interessados a compartilhar

IFPA lança repositório colaborativo e convoca interessados a compartilhar

Criado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 11h11 | Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 11h11 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 11h16 | Acessos: 870

O Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD, do Instituto Federal do Pará – IFPA, lança, nesta sexta-feira, 28, o repositório colaborativo Práticas EAD. Com o objetivo de reunir, em um só lugar, o compartilhamento de experiências de atividades pedagógicas que fazem uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC, os materiais compartilhados devem ser produzidos pelos professores e técnicos em educação do Instituto e podem se destinar a aulas tanto na modalidade a distância quanto na presencial.

O projeto faz parte das ações lançadas pelo IFPA ao longo de 2020 na campanha de combate ao coronavírus. “O CTEAD já estava trabalhando no projeto desse repositório antes da pandemia da Covid-19, mas as exigências impostas por essa emergência sanitária, mais especificamente para as instituições de educação, aceleraram a execução do projeto”, explica Márcio Wariss, chefe do Departamento de Educação a Distância. “O intuito é oferecer aos professores do IFPA, e mesmo de outras instituições de ensino, um espaço com experiências inspiradoras para suas próprias práticas docentes”, completa.

Como dito, o conteúdo disponível no Práticas EAD é colaborativo, quer dizer, depende do volume de materiais enviados para disponibilização. “Por isso, solicitamos que os interessados em compartilhar suas práticas de ensino se unam ao CTEAD nessa iniciativa de construção coletiva. Acreditamos que essa iniciativa seja de grande relevância e utilidade diante do atual cenário de realização de atividades remotas que, aliás, vieram para ficar”, convoca Wariss.

Portanto, a ideia do Práticas EAD é ser uma via de mão dupla: por um lado, inspirar quem precisa de sugestões e, por outro, dar espaço aos que já experimentaram alguma metodologia usando as TIC e desejam disseminar esse conhecimento. O conteúdo compartilhado pode ser relatos de experiências, tutoriais, exemplos de uso, entre outros, disponíveis em vídeo, áudio, imagem (no caso de fluxogramas, por exemplo) ou textos e slides em PDF.

Para o lançamento oficial do Práticas EAD, o CTEAD contou com a colaboração dos professores Marcos Paulo Cintra da Silva, Joana Patrícia Lira de Sousa e Larici Keli Rocha Moreira – do IFPA Campus Belém, Campus Marabá Rural e Campus Altamira, respectivamente – que partilharam suas próprias experiências. Marcos Paulo fez um vídeo explicando o uso do LaTeX, ferramenta para trabalhos acadêmicos na área das Ciências Exatas. Já Joana Patrícia colaborou com vídeos dando o passo a passo para a criação de videoaulas com a metodologia de storytelling (contando história, em inglês) com a ferramenta VideoScribe. Larici, por sua vez, criou um videotutorial ensinando a usar a ferramenta Loom.

Para conhecer o Práticas EAD, clique aqui.

Ou, se você tem algum material e deseja saber como compartilhar, clique aqui.