Página inicial > Notícias > Formar e Inovar: IFPA lança programa de capacitação para servidores

Formar e Inovar: IFPA lança programa de capacitação para servidores

Criado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 16h06 | Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 16h06 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 16h29 | Acessos: 1728

O Instituto Federal do Pará – IFPA, por meio do seu Centro de Tecnologias em educação a Distância – CTEAD, lança o programa Formar e Inovar: tempos diferentes, novos desafios, voltado para a capacitação de docentes e técnicos em educação. O programa é uma resposta à atual pandemia da COVID-19, embora envolva ações prévias e preveja uma continuidade após a crise de saúde mundial que vivemos.

“Além dos propósitos para excelência dos serviços ofertados pela instituição previstos nos documentos institucionais, vivemos momentos de mudanças com o cenário da pandemia ocasionada pelo vírus da Covid-19, que desestabilizou as rotinas e os processos dos serviços ofertados pelo IFPA”, justifica o projeto do programa, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino – PROEN e coordenado pelo CTEAD, em parceria com as diversas unidades e os campi do IFPA.

Dessa forma, o programa Formar e Inovar prevê diversas ações como webinars, webconferências, lives, entre outras atividades remotas permitidas pelo uso de tecnologia da informação e comunicação – TIC. Além disso, abraça projetos como o Programa de Educação Socioemocional, que já estava em andamento desde o início do ano e foi adaptado à atual realidade, com atendimento remoto a toda a comunidade acadêmica, por exemplo.

Assim, o programa organiza suas atividades em três trilhas ou linhas de atuação: educação socioemocional; educação a distância e ensino remoto; e outros temas pedagógicos em geral.

Primeiras ações

Já inserido no programa Formar e Inovar, no último dia 6, foi apresentada a webconferência “Planejamento de disciplinas a distância”, ministrada pelo professor Márcio Wariss Monteiro, que atualmente dirige o CTEAD. O conteúdo tratado pelo professor na webconferência está disponível na Base de Conhecimento do CTEAD, bastando selecionar o perfil professor e acessar o item Plano de Disciplina e Guia de Estudos.

No próximo dia 17, às 15:30h, será a vez da live sobre metodologias ativas, com Marina Jacinto, do Instituto Federal de Pernambuco, professora formadora do minicurso em andamento “Metodologias inovadoras para uma aprendizagem ativa”, ofertado a docentes do IFPA, que também já é uma ação do programa.

O programa fornecerá certificados aos participantes e os vídeos e materiais de cada evento serão disponibilizados posteriormente, ao público geral, na página do Formar e Inovar. Em breve, serão divulgadas formas de inscrição e novas atividades. Fique atento!