Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém
Início do conteúdo da página

23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém

Criado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 11h12 | Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 11h12 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 11h12 | Acessos: 973

Enfrentar os desafios impostos à sociedade pelo atual cenário econômico e social do país requer novos mecanismos de diálogo e relacionamento para melhor interagir com os diversos fatores sociais. Buscando um ponto de convergências onde letras, ideias, imagens e falas múltiplas de homens, mulheres, crianças e jovens de todas as idades se encontrem para a construção de uma nova humanidade, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, quarto maior evento do gênero no Brasil e maior acontecimento literário da região Norte.

23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes teve seu início no sábado (24) e segue até o domingo, 1º de setembro, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia e, na edição de 2019, o evento homenageará duas personalidades de grande importância nos cenários literário, acadêmico e do ativismo social: o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora e ativista Zélia Amador de Deus.

“Diante do convite eu me senti atônita. E muito honrada. Sou uma militante, uma ativista do movimento negro e falo para tentar convencer as pessoas a pensar sobre a existência do racismo nessa sociedade e a tentar banir esse racismo”, se apresenta Zélia Amador.

João de Jesus Paes Loureiro reforçou a importância do livro na vida das pessoas e para a humanidade. “O livro é a felicidade encadernada. É algo que percorre a história da cultura e a humanidade por séculos e permanece sendo essa maneira de ver o mundo com uma visão humana, crítica, emotiva - uma visão transformadora, através da emoção”.

A feira passou por diversas reformulações no sentido de torná-la mais inclusiva e a novidade para a edição 2019 é que cada dia terá uma programação de recorte curatorial específico, já que o evento se configura como um espaço de luta e construção de identidades para um lugar de fala. Compreender e fomentar a cultura das multivozes é dever e direito e, através das ações transversalizadas da Feira, o discurso literário, social e histórico - escrito ou oralizado - dará espaço à voz feminina, negra, originária, LGBTI's, periférica e urbana, assim como às diversas falas da cultura, traçando um ponto de interseção entre os campos erudito, teórico, acadêmico e popular _ uma transposição de muros que torna o diálogo fluido e o conhecimento circulante.

"A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes traz em seu conceito a missão de visibilizar as vozes que formam nossa diversidade étnica e cultural; de valorizar nossas múltiplas características identitárias”, destaca Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura. “Cada um dos autores e autoras convidados e homenageados dialoga, em sua produção acadêmica e literária, com a investigação, análise e força poética da dinâmica sociocultural dos grupos ou temáticas abordados na programação da Feira.”

Instalada em área de aproximadamente 4.364,50m², a feira terá 207 stands e uma programação fortemente pautada na valorização da produção literária regional, onde a literatura paraense ganha destaque com a cessão de um estande para a Academia Paraense de Letras e outro grande estande para os Escritores Paraenses, reunindo obras produzidas em diversos municípios do Estado, com lançamento de livros, recitais de poesia, comercialização das publicações, entre outras atividades.

Veja a programação completa aqui

Texto: Úrsula Pereira (SECULT). Postado original e integralmente no portal da Agência Pará, em 24/08/2019, neste link

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->