Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > Não tenha medo: Mercado de trabalho valoriza diploma EAD
Início do conteúdo da página

Não tenha medo: Mercado de trabalho valoriza diploma EAD

Criado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 10h29 | Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 10h29 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 10h29 | Acessos: 746

Uma dúvida recorrente de quem pensa em se matricular em um curso de graduação ou pós-graduação na modalidade de Educação a Distância - EAD é se o diploma é bem-visto no mercado de trabalho. Segundo Eliane Aere, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-Digital, na percepção dos departamentos de RH e das lideranças das empresas, a modalidade EAD tem sido tão aceita quanto a presencial.

"Se é presencial ou EAD, não faz a menor diferença na hora do processo seletivo. O que analisamos é a carga horária e a avaliação do curso no MEC", diz a especialista, ressaltando que, com exceção das áreas de saúde e engenharias, que exigem o aprendizado prático em laboratórios, praticamente todas as disciplinas ministradas on-line têm certificação reconhecida nas empresas.

Na opinião dela, a EAD abriu portas. "Os cursos a distância estão permitindo que mais pessoas, que até há pouco tempo não tinham condições de fazer uma faculdade ou pós-graduação, conquistem um diploma, o que refletirá positivamente na sua carreira", declara.

Zilma Carvalho, coordenadora dos cursos de pós-graduação EAD do Senac, diz que grande parte dos que optam pela formação a distância já atua no mercado de trabalho e precisa de flexibilidade. “Muitos alunos que estão fazendo pós-graduação já são profissionais e costumam fazer muitas viagens de negócio, impossibilitando o ingresso em um curso presencial. Com a EAD, ele pode acessar a aula de qualquer lugar e concluir o seu curso tranquilamente.”

Para ela, alunos que concluem um curso a distância mostram uma grande capacidade de concentração e organização. "Quem opta por esta modalidade deve ser organizado e dedicado porque esses cursos têm um conteúdo mais extenso do que os presenciais", diz.

Paulo de Tarso, vice-presidente de educação continuada do Grupo Kroton, é da mesma opinião. "O aluno precisa ser muito mais disciplinado para concluir o curso. No presencial, tem o professor que está em cima para ele não desviar o foco e prestar atenção na aula. No EAD, ele precisa se preparar para assistir a aula porque não terá o apoio de ninguém na hora", afirma.

Ele ainda destaca que os cursos da modalidade EAD oferecem um conteúdo mais denso. "O conteúdo teórico do EAD é muito mais completo do que o das aulas presenciais. O professor consegue transmitir todos os conceitos sem interrupção e com a mesma intensidade. Dificilmente ele conseguiria atingir o mesmo resultado em um curso presencial com muitos alunos", declara Tarso.

Fonte: UOL Educação (https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/01/03/mercado-de-trabalho-valoriza-graduacao-e-pos-graduacao-ead.htm), postado originalmente em 03/01/2019.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->