Página inicial > Notícias > EaD: institucionalizar é o caminho

EaD: institucionalizar é o caminho

Criado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 14h07 | Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 14h07 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 15h26 | Acessos: 3916

Iniciaram, na manhã desta quinta-feira, dia 28, as atividades do I Encontro de Educação a Distância no Instituto Federal do Pará – I e-EAD. A mesa de honra abriu o evento com a presença do reitor Cláudio Alex Jorge da Rocha, a pró-reitora de Ensino, Elinilze Guedes Teodoro, o Diretor Geral do Campus Belém, Manoel Antônio Quaresma Rodrigues, e o Chefe do Departamento de Educação a Distância, Márcio Wariss Monteiro.

Na ocasião, Quaresma recepcionou os participantes reforçando a importância de se institucionalizar a EaD. “Programas que não vêm com a institucionalização acabam por trazer penalizações”, declarou, frisando que os recursos, quando oriundos da matriz orçamentária, consolidam os projetos. Cláudio Alex informou sobre o retorno das obras do prédio da EaD e também enfatizou a institucionalização. “O que ainda vemos são ações de governo e não ações de Estado”, criticou.

No entanto, o Reitor lembra que há um movimento nacional para que a Educação a Distância seja institucionalizada dentro da Rede Federal, com o aumento da proporção orcamentária do aluno a distância compatível com 80% dos recursos destinados ao aluno presencial. Antes, essa proporção era de 25%. “Os desafios são inúmeros, mas o cenário nos aponta para a consolidação da EaD”, concluiu.

Institucionalização da EaD no IFPA

Na sequência, a palestra “Institucionalização da EaD no IFPA” foi ministrada por Márcio Wariss, que apresentou um panorama sobre a modalidade de ensino na instituição. “Vejo que há um movimento em todo o Brasil para que os Institutos da Rede consolidem a EaD”, iniciou. "A EaD tem suas particularidades que, na verdade, pensamos ser interessantes".

Atualmente, a EaD no IFPA possui  759 alunos, matriculados em um dos dois cursos ofertados e distribuídos em 14 polos. O chefe do Departamento de Educação a Distância falou do organograma, das instalações, do  pessoal, dos cursos, dos canais de comunicação e dos projetos.

Wariss deu ênfase, contudo, à assitência estudantil e às regulamentações e normatizações no que tange a EaD. “Hoje, conseguimos destravar o que nos segurava em relação à assistência para alunos a distância, mas ainda precisamos regulamentar como funcionará. Agora, nos esforçamos para trazer alguns alunos para este evento, mas acredito que ano que vem já poderemos oferecer para eles a ajuda mensal”.

Segundo Wariss, a normatização também é algo fundamental para a consolidação da EaD no IFPA. “Essas políticas e normativas são como uma espinha dorsal para que a execução da modalidade a distância ocorra de forma clara”, explicou. Com isso, a ideia é que o Departamento torne-se em breve um Centro de Referência, que trará outras responsabilidades, mas também ampliará o alcance da EaD no Instituto. “Não vou dizer que a modalidade seja melhor  nem pior, mas se é um caminho que decidimos seguir, temos que fazê-la com qualidade”, finalizou.

Mais informações:

O I e-EAD é voltado tanto para docentes, discentes, gestores e técnicos administrativos do IFPA quanto para estudantes e profissionais da educação de outras instituições públicas e privadas.

O evento ocorre nos dias 28 e 29 de setembro e pretende mostrar como o IFPA e outros Institutos Federais da Região Norte estão caminhando para a institucionalização da EaD, além de apresentar políticas e tecnologias que tornam a modalidade a distância uma alternativa educacional viável. A ideia é que o encontro abra o diálogo para o compartilhamento de conhecimentos, ideias, expectativas e experiências entre os participantes.

Assista ao vivo aqui!