Segunda, 25 Outubro 2021 08:22

Sobre o evento

O Programa Formar e Inovar apresenta a web-palestra "Institutos Federais, o inédito viável", com o objetivo de reafirmar o compromisso de criação dos IFES na oferta de uma educação pública, de qualidade e para formação de profissionais de excelência. O evento, que acontece no dia 19/10/2021, às 15h, foi gratuito e on-line, transmitido através do canal oficial do IFPA no YouTube.

>> Clique aqui para assistir a palestra!

Ministrante:

Prof. Msc. Eliezer Pacheco

Currículo do Professor: Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem mestrado na mesma área, além de especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu título de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Federal do Acre, atuou como Secretário de Educação na Prefeitura de Porto Alegre/RS, Presidente do IPE/RS e INEP Instituto de Previdência e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Foi titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inclusão Social (MCTI). Entre 2003 e 2004 foi Secretário Municipal de Educação de Porto Alegre/RS e Presidente da UNDIME/RS 2013/2015. Foi Secretário Municipal da Educação no município de Canoas/RS entre 2013 e 2016.

Sobre o assunto: Os Institutos Federais são importantes não apenas pela sua implantação em todo o território nacional e por sua notável qualidade, moldada num projeto progressista mas também pelo ineditismo de seu Projeto Político Pedagógico, sem precedente no Brasil ou em qualquer outro país. São fruto de uma conjuntura e de um Projeto Nacional que ousava pensar e realizar o que ninguém fizera antes. Os Institutos, com mais de 600 campi espalhados por todo o território nacional, além de várias unidades avançadas, atuando em cursos técnicos(50 o/o das vagas), preferencialmente na forma integrada com o Ensino Médio; Licenciaturas(20 o/o das vagas) e graduações/bacharelados(30 o/o das pvagas), podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados e doutorados profissionais. A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais. Ela permite aos docentes atuarem em diferentes níveis do ensino/pesquisa/extensão e aos discentes compartilharem espaços de aprendizagem, possibilitando o delineamento de trajetórias formativas que podem ir do Curso Técnico ao Doutorado. A estrutura multicampi e a clara definição do território de abrangência das ações dos Institutos Federais afirmam, na missão destas instituições, o compromisso de intervenção em suas respectivas regiões, identificando problemas e criando soluções técnicas e Tecnológicas para o desenvolvimento sustentável com inclusão social.
Os Institutos Federais constituem espaços fundamentais na construção dos caminhos visando o desenvolvimento local e regional. Para tanto, devem ir além da compreensão da educação Profissional e tecnológica como mera instrumentalização de pessoas para ocupações determinadas pelo mercado. Os IFs buscam superar a matriz Universidade/Escola Técnica, que corresponde a uma concepção hierarquizada do conhecimento, equivalente a estratificação das classes sociais: Universidade para as classes dominantes e Escola Técnica para os trabalhadores.
Os Institutos Federais foram a mais importante política educacional pública de nossa história e o palestrante é conhecedor profundo dessa proposta e suas concepções.
Ele irá abordar os aspectos que garantem a originalidade dos IFs e tratar das singularidades que reforçam a viabilidade dessa proposta.
Mais uma oportunidade formativa do Programa Formar e Inovar!

Última modificação em Segunda, 25 Outubro 2021 08:22