O que é o Guia de Estudos EAD e como elaborá-lo?

O Guia de Estudos EAD, como o próprio nome indica, é um instrumento norteador para que os estudantes tenham informações gerais sobre a disciplina a distância que vão cursar e conheçam a dinâmica de sua execução, tendo, assim, melhores condições para sua organização.

O fato de na educação a distância não haver aulas diárias, como em um curso presencial, não significa que os estudantes não devam ter uma agenda fixa para seus estudos. Ao contrário, a flexibilidade característica dessa modalidade de ensino exige dos alunos uma determinada capacidade de autodisciplina e auto-organização para que consigam cursar adequadamente suas disciplinas.

Na prática, o Guia de Estudos EAD reflete o Plano de Disciplina EAD elaborado para determinado componente curricular e deve estar disponível aos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na apresentação da disciplina.

Vale destacar a importância do roteiro de estudos contido neste guia, que é um espelho da matriz instrucional criada para a disciplina. Apresenta aos estudantes o detalhamento, semana a semana, do que deve ser estudado e realizado, unidade a unidade, tendo para isso a indicação de uma carga horária referencial de trabalho.

Se a disciplina a distância fizer parte de um curso regular e contar no Plano individual de Trabalho - PIT do professor formador, o Plano de Disciplina EAD e o Guia de Estudos EAD são os documentos comprobatórios da atividade docente de projeto instrucional, conforme as normativas abaixo, que regulamentam a carga horária docente e instruem sobre o PIT e o Relatório de Atividades Docentes – RAD no IFPA.

Veja abaixo o modelo e as instruções para elaborar seu Guia de Estudos EAD e um exemplo para ajudar na elaboração desse instrumento:

Modelo (com instruções) do Guia de Estudos EAD (PPTX)

Exemplo de Guia de Estudos EAD (PDF)

Para o preenchimento da planilha, utilize fonte Open Sans.

Para os títulos, use tamanho 28 pts e, para os demais textos, dê preferência ao tamanho 18 pts, podendo diminuir conforme a necessidade.

Nas tabelas de roteiro de estudos, utilize tamanho 16 pts na linha superior (semana) e 14 pts para o restante do texto da tabela.

Procure não alterar a ordem dos slides.

Ao final, gere um PDF para disponibilizar o Guia de Estudos EAD no AVA.

Veja o que é o Plano de Disciplina e como elaborá-lo!

Veja outras instruções sobre disciplina EAD!