Página inicial > Notícias > IFPA realiza programação de acolhida a novos estudantes EAD

IFPA realiza programação de acolhida a novos estudantes EAD

Criado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 12h33 | Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 12h33 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 12h50 | Acessos: 1270

Na última terça-feira, dia 25, o Instituto Federal do Pará – IFPA, por meio de seu Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTead, iniciou uma programação de acolhida remota – totalmente online e síncrona – aos novos estudantes da modalidade a distância na instituição. Trata-se de alunos e alunas dos cursos técnicos em Secretaria Escolar e em Alimentação Escolar, ofertados a partir de um convênio com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará – Sectet.

A primeira atividade da programação foi a mesa de abertura, seguida da aula inaugural. Para o momento solene, participaram o diretor do CTEAD, Márcio Wariss Monteiro, o secretário adjunto da Sectet, Adejard Gaia Cruz e, por meio de um vídeo pré-gravado, a pró-reitora de Ensino do IFPA, Elinilze Teodoro Guedes. “Nos últimos anos, de mãos dadas com o desenvolvimento tecnológico, o IFPA tem se empenhado para ampliar a sua atuação por meio da educação a distância, a conhecida EAD, levando educação profissional e tecnológica para novos horizontes”, afirmou Wariss.

Cruz lembrou à audiência sobre a excelência do ensino do IFPA. “Tenham certeza de que o profissionalismo e corpo técnico do IFPA dão conta de ofertar cursos de qualidade e que estarão recebendo um certificado ao final do curso com o peso de uma instituição federal, com longa experiência nesse ramo de atividade, de educação, de promoção do ensino profissionalizante no estado do Pará”, frisou.

Na ocasião, as palavras de Elinilze Teodoro foram sobre os municípios alcançados com a ação: Mocajuba, Parauapebas, Santana do Araguaia e Xinguara, dos quais apenas um já tinha unidade do Instituto Federal. “É sempre uma alegria para o IFPA chegar em um município em que não temos um campus e assim alcançar mais jovens e adultos, trabalhadoras e trabalhadores, em nosso estado do Pará”.

Para o secretário adjunto da Sectet, o convênio proporciona aos paraenses mais que uma oportunidade de mercado e de formação. “Que o aluno também entenda que ele tem também o papel de contribuir para transformação do município, através da educação, através da qualificação que ele está recebendo, através da transformação da gestão e do trabalho que ele vai exercer”, completou Cruz. “Sabemos que apenas a educação pode nos assegurar mudança de vida, de concepções e pode nos ajudar a construir sonhos e novos projetos”, concluiu a pró-reitora Elinilze.

Para a aula inaugural que se seguiu, Márcio Wariss voltou a falar, dessa vez para apresentação geral sobre EAD no IFPA. As coordenadoras dos cursos de Alimentação Escolar e de Secretaria Escolar, Marta Coutinho Caetano e Fernanda Suely Barata, respectivamente, também tiveram um momento para darem informações gerais sobre a formação dos alunos e alunas dos referidos cursos.

Confira a programação:

25/10 (17h às 18h): Mesa de Abertura e Aula Inaugural >>Clique aqui para assistir<<

27/10 (17h às 18h): Boas Vindas ao IFPA e Orientações Gerais >>Clique aqui para assistir<<

1º/11 (17h às 18h): Apresentação da equipe de gestão do curso de Secretaria Escolar e do PPC >>Clique aqui para assistir<<

1º/11 (18h às 19h): Apresentação da equipe de gestão do curso de Alimentação Escolar e do PPC >>Clique aqui para assistir<<

3/11 (17h às 19h): Encontro de apresentação da turma com seus tutores (via Google Meet, com links exclusivos entre tutores e estudantes dos cursos)