Página inicial > Notícias > Formar e Inovar: acompanhe as ações 2021 do programa!

Formar e Inovar: acompanhe as ações 2021 do programa!

Criado: Terça, 20 de Abril de 2021, 14h55 | Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 14h55 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 15h00 | Acessos: 976

Em 2020, o Programa Formar e Inovar surgiu como resposta do Instituto Federal do Pará - IFPA à pandemia da COVID-19, com o objetivo de oferecer capacitação remota ao seu público interno, por meio de cursos, oficinas, webinars, conferências, mesas, entre outros eventos. Desenvolvido pela Pró-reitoria de Ensino - PROEN e coordenado pelo Centro de Tecnologias em Educação a Distância - CTEAD, 2021, o programa continua com novas programações previstas em seus três eixos: educação socioemocional; educação a distância e ensino remoto; e outros temas pedagógicos em geral.

Já em janeiro, ainda como resultado das ações do ano passado, houve a segunda turma da formação “Caminhos de Valorização da Vida”, em parceria com o Centro de Valorização à Vida - CVV. Em maio, as ações continuam, com duas atividades já confirmadas: a formação de facilitadores em "Educação Socioemocional: campus sem psicólogos(a)" e a oficina "Práticas educomunicativas no ensino remoto".

A primeira, com o público restrito a indicados pelos campi sem profissionais de Psicologia em seus quadros ativos, acontece em 4 e 6 de maio, ministrada por psicólogas do IFPA. Já a oficina prevê, em três encontros síncronos, capacitar docentes ao planejamento de práticas da Educomunicação (ou seja, que envolvem a ferramentas e conhecimentos comunicacionais no processo educacional e de ensino-aprendizagem). O facilitador será o servidor Hericley Serejo Santos, técnico administrativo em educação - TAE do IFPA Campus Breves, e as inscrições serão abertas na próxima semana, de forma gratuita.

Além disso, ações sobre legislação da Educação, metodologias ativas na  educação de jovens e adultos - EJA, microlearning e protagonismo estudantil, essas últimas oriundas de um convênio com  Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, já estão encaminhadas para acontecer ainda neste semestre.

Fique atento às datas e inscrições dos próximos eventos do Formar e Inovar e veja também alguns conteúdos do que já aconteceu pelo programa: acesse https://ctead.ifpa.edu.br/formareinovar.