Manchete EAD

Rede e-Tec Brasil completa dez anos de existência

Há dez anos, surgia o Sistema Rede e-Tec Brasil com o objetivo de ofertar educação profissional e tecnológica a distância em todo o país. O programa chegou ao Pará pelo Instituto Federal do Pará apenas no ano seguinte, em 2008, com as primeiras turmas em 2010. “A Rede e-Tec foi essencial para a interiorização, por levar a formação tecnológica para o profissional nos interiores mais distantes, onde ainda não havia a infraestrutura necessária para as ofertas desses cursos. Acho que isso define a importância maior dessa trajetória: permitir a infraestrutura para instalar e ofertar cursos em outros locais”, comenta Kamila Barbosa, coordenadora da Rede no IFPA. Saiba mais aqui!

Dizem Por Aí

EAD inclusiva – Censo EAD.BR 2016

A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED lançou a edição 2016/2017 de seu Censo EAD.BR. A publicação, além dos números que retratam a realidade da modalidade a distância no país, traz alguns textos que refletem e/ou sintetizam o tema. No nosso Mural, indicamos especialmente a leitura de “O caráter inclusivo da EAD”, por João Vianney. “São ‘trabalhadores que estudam’, e não ‘estudantes que trabalham’, revela o autor. Identificou-se? Conheça mais!

Quer Saber?

O que é uma linguagem de programação?

Computadores são estúpidos. Isso pode vir como uma surpresa, considerando que eles são capazes de fazer cálculos complexos em poucos segundos, de forma que nenhum humano conseguiria. Mas é verdade! Computadores são extremamente estúpidos e precisam de instruções exatas para tudo o que fazem. O que é óbvio para você, humano, certamente não é óbvio para uma máquina. E se você quer que a máquina faça algo pra você, bem, você precisa, de certa forma, "falar com ela". Mas em que língua eles falam?

Dica EAD

MOOC IFPA: Introdução à linguagem de programação PHP

A plataforma MOOC IFPA tem um curso que apresenta uma das “linguagens” dos computadores: PHP. O curso introdutório apresenta os conceitos básicos de programação numa abordagem prática. Os alunos podem experimentar diretamente a linguagem PHP e explorar os conceitos produzindo conteúdo Web a partir de servidores Web e bancos de dados. São apresentadas ferramentas e bibliotecas populares construídas e compartilhadas pela comunidade do software livre para enriquecer a experiência de desenvolvimento em PHP. Acesse aqui o curso gratuitamente!