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EAD no IFPA em 2020 (um ano atípico)

Criado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 10h10 | Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 10h10 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 13h26 | Acessos: 756

O ano de 2020, todos sabem, foi um ano atípico em todo o mundo, devido à pandemia causada pelo surgimento do novo coronavírus. E a Educação, é claro, também sofreu com esse cenário. No Brasil, com o isolamento social, fechamento de comércios, fronteiras e escolas, de repente, o ensino a distância passou a ser central nas discussões sobre as conduções que a educação deveria tomar em nosso país.

Nesse contexto, a saída mais procurada foi o ensino remoto emergencial, que buscava adaptar as aulas presenciais às atividades remotas, especialmente online. Uma espécie de adaptação mútua, em que ensino presencial e a distância buscaram unir suas práticas a fim de não permitir que a Educação parasse.

No Instituto Federal do Pará – IFPA, o desafio foi ainda maior. Com a grande extensão territorial do nosso estado, as diferenças sociais e as dificuldades técnicas sempre exigiram da nossa educação a distância – EAD uma reconfiguração na qual a estrutura do polo/campus atendesse a estudantes que não tinham acesso em casa, tornando momentos presenciais pontos-chave para o desenvolvimento do aluno. Com a pandemia, atividades remotas para simplesmente seguir com o ensino formal presencial, portanto, não era uma alternativa viável para manter a todos o direito à Educação. Tais ferramentas precisaram ser revistas e aplicadas à nossa própria realidade.

Assim, entre as ações que o IFPA desenvolveu em combate ao coronavírus, o Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD foi acionado e trabalhou para que, em 2020, pudéssemos, de alguma forma, avançar, mesmo distantes. Dessa forma, foram cursos, lives, palestras, estudos, inovações, sempre buscando formação, capacitação e envolvimento da nossa comunidade.

Ao longo de todo o ano, tem sido reforçada a divulgação da Plataforma Mooc, que permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, mesmo sem vínculo com o IFPA, possa realizar cursos online, de forma rápida e gratuita, sem tutoria e com certificado. Em 2020, a busca pela plataforma mais que dobrou, passando de 4890 inscritos, em outubro do ano passado, para 10 958, em novembro desse ano. Em 12 meses, foram 1660 novos certificados emitidos.

Além disso, desde março, quando a pandemia alcançou oficialmente o Pará, o CTEAD esteve, por exemplo, na execução do curso de formação inicial e continuada – FIC em Programação Web, ofertado por meio do Programa Novos Caminhos, do Governo Federal, oferecendo 400 vagas. Também, a fim de capacitar docentes e discentes para uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA como uma ferramenta de ensino-aprendizagem, executou um curso de capacitação no âmbito do projeto de ensino As Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Foram envolvidos 87 professores formadores, que capacitaram 535 docentes orientadores e 2854 alunos.

A capacitação e o apoio ao docente, aliás, foram um dos maiores focos esse ano. Pensando nisso, foi elaborado e publicado o Práticas EAD, um repositório colaborativo de experiências exitosas de práticas pedagógicas com o uso de tecnologias da informação. Além disso, um curso sobre Mediação Pedagógica, voltado para as equipes pedagógicas, por meio do Plano de Acompanhamento Pedagógico do Ensino Remoto do IFPA, da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN, está em execução. Ainda, está sendo formada, por processo seletivo simplificado, a primeira turma do curso de aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas Inovadoras para Educação de Jovens e Adultos, com início previsto para dezembro de 2020.

Nesse mesmo contexto, foi criado o Programa Formar e Inovar: Tempos Diferentes, Novos Desafios, com o objetivo de uma capacitação contínua e remota dos servidores do IFPA. Já foram transmitidos pelo programa, desde julho, duas webconferências, duas mesas virtuais e uma oficina. Além disso, sem perder de vista a saúde mental do servidor, o Formar e Inovar uniu-se ao Programa de Saúde Socioemocional em ações como cursos, lives, rodas de conversas, pesquisas e no Webinário Saúde e Autocuidado do Servidor, realizado em alusão ao dia do servidor público. O programa alcançou, de forma geral, uma média de 742 visualizações em seus vídeos postados nas redes sociais do IFPA e já emitiu cerca de 800 certificados de participação.

Uma parceria com o Instituto Federal de Pernambuco – IFPE rendeu ainda, ao Formar e Inovar, duas turmas do curso Metodologias Inovadoras para uma Aprendizagem Ativa, certificando 112 docentes. E, por meio do Programa de Formação Continuada do IFPE, foi ofertado ainda o workshop Google Docs e Google Forms e o minicurso Metodologias Ágeis: o Processo de Ensino e Aprendizagem com o Uso de Microlearning.

Diante desse panorama de atividades em 2020, o CTEAD reconhece que, como todos, teve seus planos remodelados a uma nova realidade e que a EAD e o ensino remoto, assim como a educação presencial, encontraram desafios no contexto da pandemia. No entanto, isso não nos desanimou a buscar sempre, junto com as outras unidades do IFPA, manter viva e ativa a nossa comunidade acadêmica. 

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