Página inicial > Rede e-Tec > MedioTec > Técnico em Informática para Internet
MedioTec

Técnico em Informática para Internet

Apresentação

Para iniciar a oferta do MedioTec pelo IFPA, foi escolhido o curso Técnico em Informática para Internet, de modo a aproveitar a expertise adquirida pelo Instituto na área, em especial por meio da Educação a Distância, com vistas a oferecer à sociedade novos profissionais qualificados e de acordo com as exigências de nossa era digital, sem ignorar as especificidades de nossa região.

O curso utiliza como ambiente virtual de aprendizagem – AVA a plataforma Moodle, que possui ferramentas as quais facilitam o aprendizado dos alunos. Mesmo assim, vale lembrar que o estudante da educação a distância precisa ter um perfil autodidata, que saiba conduzir seus estudos de forma independente. Deve ser proativo, porém, sem amarras para a participação em fóruns e chats, levantando questionamentos e trocando informações sempre, seja com o professor ou com os colegas. Esse perfil colabora não somente para o melhor aproveitamento do curso na modalidade a distância, como igualmente agrega valor ao profissional formado, desenvolto para lidar com o público que encontrará no mercado de trabalho.

Objetivos

O curso de Técnico em Informática para Internet tem o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver programas de computador para a internet, seguindo as especificações e os paradigmas da lógica e das linguagens de programação. O profissional estará apto a utilizar ferramentas de desenvolvimento de sistemas, a fim de construir soluções que auxiliem o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados em comércio e marketing eletrônicos, bem como a desenvolver e realizar a manutenção de sites e portais na internet e na intranet.

Perfil Profissional

O perfil desse profissional está diretamente relacionado à elaboração de sistemas para web, aplicação de critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade, utilização de ferramentas de auxílio no desenvolvimento das aplicações, desenvolvimento e manutenção de sites e portais na internet e intranet.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação desse profissional envolve: empresas de elaboração de sites para a internet; indústrias em geral; empresas comerciais, de consultoria, de telecomunicações, de automação industrial, de prestação de serviços, de desenvolvimento de softwares; Centros de pesquisas; escolas e universidades; Empresas Públicas; empresas de criação de jogos para consoles, celulares, tablets e computadores; agências de publicidade e propaganda e atividades de desenvolvimento de sistemas.