Página inicial > Notícias > Educação a distância deve crescer também no Ensino Médio

Educação a distância deve crescer também no Ensino Médio

Criado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 13h31 | Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 13h31 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 13h47 | Acessos: 619

O último censo mostra que o ensino médio é oferecido em 28,5 mil instituições e atendem 7,9 milhões de matriculados. A ampliação do ensino a distância não é apenas uma tendência no Brasil, tornando-se uma realidade cada vez mais crescente, impulsionada pela nova legislação que modificou o ensino médio (lei de nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017) e pela Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
Medidas essas que proporcionaram grande ampliação do mercado da educação a distância, possibilitando assim a permissão para que os Projetos Pedagógicos incluam a metodologia em todas as séries, seja na modalidade regular, seja na educação de jovens e adultos. No caso da resolução da Câmara de Educação Básica as atividades realizadas a distância devem contemplar até 20% da carga horária total, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo.
Além disso, essa mesma resolução deixa a critério dos sistemas de ensino expandir para até 30% no ensino médio noturno. Já na modalidade de educação de jovens e adultos é possível oferecer até 80% de sua carga horária a distância, possibilitando a integração do Ensino Superior com o Ensino Médio para reconhecimento de competências, mediante a celebração de convênios interinsticionais.
É importante ressaltar que a formação a distância tem crescido no País por trazer algumas vantagens aos estudantes. Entre elas, destaca-se a flexibilidade que o aluno tem para estudar no momento e local que é melhor para si, podendo conciliar trabalho e estudo. Outro aspecto favorável é que muitos jovens e adultos enxergam na EAD um custo mais acessível, por geralmente ser mais baixo do que o ensino presencial, apresentando assim, um bom custo-benefício, seja pelo valor mensalidade ou mesmo ausência de gastos com transporte e alimentação.
Mais informações sobre a EAD no Brasil podem ser obtidas no censo EaD.br, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), que mostra um perfil completo do ensino a distância no País, bem como de alunos, cursos e instituições que adotam a modalidade de ensino. Veja aqui a pesquisa mais recente divulgada.

Texto retirado do Portal ABED, publicado originalmente em 30/8/2019, neste link.