Página inicial > Notícias > Documento traz diretrizes para o ensino médio integrado na Rede Federal

Documento traz diretrizes para o ensino médio integrado na Rede Federal

Criado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 13h13 | Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 13h13 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 13h13 | Acessos: 949

Estruturado a partir de cinco ações institucionais, o documento “Diretrizes Indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” foi construído pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional de Reitores das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a partir de contribuições de todo o Brasil.

As orientações começaram a ser delineadas em 2017, no contexto dos avanços da proposição da Reforma do Ensino Médio e da necessidade de fortalecimento do Ensino Médio Integrado da Rede Federal, sendo fruto de debates durante as duas edições do Seminário Nacional do Ensino Médio – evento organizado pelo FDE e realizado em Brasília –, e tendo como base o Parecer nº 11 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que deu origem à Resolução n° 6/2012.

O documento foi aprovado pelo Pleno do Conif em setembro de 2018 e, desde então, é um instrumento orientador. “Quando nós, enquanto Rede, nos propomos a discutir um assunto dessa magnitude, isso nos fortalece”, afirma o vice-coordenador do FDE e pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Ricardo Cardozo.

A coordenadora da Câmara de Ensino do Conif, Maria Leopoldina Veras Camelo, ressalta a relevância da iniciativa. “O documento traz as diretrizes indutoras para a oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, assim fortalecendo esses cursos e a formação numa perspectiva humana, integral dos estudantes, pautada na pluralidade de ideias e principalmente como política prioritária na Rede Federal”, disse a reitora do Instituto Federal do Sertão de Pernambucano (IF Sertão-PE).

As cinco diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal são:

1. Cursos integrados como prioridade de oferta;
  2. Organização e planejamento curricular;
  3. Duração e carga horária dos cursos;
  4. Política sistêmica de formação e de permanência e êxito; e
  5. Acompanhamento e apoio à implantação.

Consulte a íntegra do documento

Texto: Bárbara Bomfim - Assessoria de Comunicação Conif. Publicado originalmente no Portal Conif, em 12/8/2019, neste link