Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > As mulheres que revolucionaram a tecnologia
Início do conteúdo da página

As mulheres que revolucionaram a tecnologia

Criado: Terça, 12 de Março de 2019, 11h06 | Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 11h06 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 11h06 | Acessos: 1075

As mulheres foram protagonistas de momentos históricos do mundo tecnológico, mas durante muito tempo esses feitos não tiveram o reconhecimento que mereciam. Em comemoração ao mês das Mulheres, o site da Motorola no Brasil levantou uma lista com alguns dos principais nomes femininos que revolucionaram a tecnologia.

Ada Lovelace, a primeira programadora da história

Nascida em 1815, a matemática e escritora inglesa criou o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina.

Grace Hopper, a primeira PhD em matemática

Além do título citado acima, a americana programou, em 1959, o primeiro computador digital de larga escala. Grace também foi a primeira mulher almirante na marinha dos Estados Unidos.

Katherine Johnson, a mulher que colocou o homem no espaço

A americana ficou conhecida após sua história ser retratada no filme “Estrelas Além do Tempo”. Katherine foi a responsável pelos cálculos que levaram, em 1962, o homem ao espaço.

Hedy Lamarr, a atriz que descobriu o Wi-Fi e tecnologias celulares

A austríaca já tinha uma carreira de sucesso no cinema americano quando inventou um sistema de comunicação por ondas de rádio, usado pela Marinha dos Estados Unidos, que despistava inimigos ao alterar rotas. A invenção foi a base para o desenvolvimento da telefonia celular e do Wi-Fi e Bluetooth.

Marie Van Brittan Brown, a inventora das câmeras de segurança

Moradora do bairro do Queens, em Nova York, na década de 60, a enfermeira desenvolveu o primeiro sistema doméstico de câmeras de segurança. O motivo? Por ter longas jornadas de trabalho e horários alternativos, Marie se sentia insegura ao chegar em casa sozinha. 

Brasileiras da atualidade no mundo da tecnologia

Diana Assennato

Em 2014, a brasileira eleita a inovadora do ano pela revista Proxxima pela criação da Arco, empresa de pagamento online. Atualmente ela gerencia a Ada, site sobre tecnologia e cultura digital pela perspectiva feminina.

Sueide Kintê

A jornalista acaba de lançar o aplicativo + Amor Entre Nós, que tem o objetivo de conectar mulheres para discutir questões sobre o mundo feminino, workshops, oficinas entre outros.

Fonte: Publicado originalmente no Portal HelloMoto, da Motorola Brasil, em 08 de março de 2019.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->