Página inicial > Notícias > Retrospectiva CTEAD: mensagem do Coordenador do CTEAD IFPA

Retrospectiva CTEAD: mensagem do Coordenador do CTEAD IFPA

Criado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 15h57 | Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 15h57 | Última atualização em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 23h03 | Acessos: 908

Aproxima-se o final de mais um ano, que é sempre tempo oportuno para revermos o que passou com o intuito de nos lançarmos em frente.

Em 2018, o Centro de Tecnologias em Educação a Distância (CTEAD) passou a funcionar em novo endereço, na Av. João Paulo II, 514, agora em sua sede própria e definitiva, que conta com amplas salas, auditório para reuniões e transmissões e um estúdio para gravação de videoaulas.

Seguindo em frente no processo de institucionalização da EaD, 2018 foi um ano de muito empenho para a construção de manuais, guias, formulários e documentos legais tendo em vista a regulamentação da EaD no IFPA como modalidade educacional integrada ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Nesse sentido, foram produzidos manuais e formulários para elaboração e análise de PPC, produção de material didático, projeto de disciplinas no Moodle, avaliação de disciplinas etc.

A respeito de documentos legais, a nova Resolução interna (nº 194/2018-CONSUP) e a respectiva Instrução Normativa (nº 01/2018-PROEN-PROEX-PROPPG-DTI-DGP), que regulam as atividades docentes, já contemplam atividades de mediação pedagógica inerentes à EaD.

Também, já foi submetida ao CONSUP e está em vias de aprovação, uma resolução específica que regulamentará a criação de cursos a distância e a elaboração de seus projetos pedagógicos (PPC).

A partir de 2019 haverá cursos técnicos de nível médio integrado presenciais ofertando disciplinas a distância em diversos campi. Além disso, iniciaremos a oferta dos primeiros cursos a distância com recursos próprios.

Ainda em 2018, iniciamos a elaboração de um curso destinado à formação de professores para atuar na EaD, que deverá estar pronto até meados de 2019.

Para ajudar mais diretamente os estudantes, fizemos a impressão de livros didáticos e adquirimos kits pedagógicos com uniforme e material escolar visando dar-lhes melhores condições de participação em suas atividades acadêmicas.

Também, atualizamos e personalizamos a versão do Moodle, tornando a plataforma mais atrativa e intuitiva, permitindo, inclusive, a integração com o aplicativo para smartphones, possibilitando maior praticidade no acesso e na comunicação entre professores, tutores e estudantes.

Tudo isso mostra que a EaD cresce e se consolida cada vez mais no IFPA, colocando-se como alternativa viável para que o Instituto cumpra sua missão alcançando sempre mais pessoas, especialmente aquelas que se encontram em localidades onde não há um campus.

Em nome do CTEAD, agradeço sinceramente a todos que direta ou indiretamente contribuíram para tantas realizações. Sabemos que sempre existirão aperfeiçoamentos a fazer e desafios a superar. Com esperança e determinação queremos seguir em frente contando com todos que acreditam na EaD, pois é com o trabalho de cada um que se constrói um sonho coletivo.

Desejo a todos os nossos estudantes, servidores e bolsistas um abençoado Natal e um 2019 pleno de realizações.

Boas festas!

Márcio Wariss Monteiro