Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > Cargos do Legislativo: Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores
Início do conteúdo da página

Cargos do Legislativo: Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores

Criado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h23 | Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h23 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 11h06 | Acessos: 12796

Os cargos do Legislativo compõem as Assembleias Legislativas (âmbito estadual), a Câmara Federal e o Senado (ambas em âmbito federal). Seus papeis são o de pensar e aprovar as nossas leis. Em âmbito municipal, esse é o papel do Vereador, cargo que não está em questão nestas Eleições.

O senador

O senador é um agente político eleito para um mandato de 8 anos por meio de eleições diretas. Um senador representa um estado da federação – ou unidade federativa – e compõe o parlamento, que, no Brasil, é formado pela Câmara dos Deputados (onde ficam os Deputados Federais) e pelo Senado Federal. É, portanto, uma pessoa que trabalha no Poder Legislativo da esfera federativa da União – o Brasil é formado por três esferas federativas: as municipais, as estaduais e as da União.

Cada Estado tem direito a três representantes no Senado, sendo intercaladas as eleições para um membro e para dois membros. Em 2018, serão escolhidos dois novos senadores para o nosso Estado.

Quer saber mais? Leia na íntegra o texto sobre o que faz um Senador! 

E quem são nossos candidatos? Conheça! 

Os deputados federais

A principal função do deputado federal é legislar. Cabe a ele propor, discutir e aprovar leis, que podem alterar até mesmo a Constituição. É também o deputado federal quem aprova ou não as medidas provisórias, propostas pelo presidente.

Outra importante responsabilidade do deputado federal é fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo. Para isso, conta com o suporte do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável por avaliar a aplicação dos recursos públicos. Além disso, podem solicitar informações a órgãos do governo e aos ministros, que são obrigados a prestar explicações.

São os deputados federais que aprovam o Orçamento da União, uma lei editada todos os anos pelo Executivo, onde são listadas as receitas e despesas do governo federal. E, quando existem denúncias ou suspeitas de irregularidade, os deputados podem criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar um tema ou situação específica. São eles também os únicos com poderes para autorizar a instauração de processo de impeachment contra o presidente e vice-presidente da República.

Entenda melhor: acesse aqui o texto na íntegra! 

E quem são nossos candidatos a deputado federal? Conheça! 

E os deputados estaduais?

O deputado estadual é um representante eleito para ocupar a Assembleia Legislativa e tem como principais funções legislar de acordo com os interesses da população e fiscalizar o trabalho do governador.

É o deputado estadual o responsável por julgar anualmente as contas prestadas pelo Executivo estadual e fiscalizar outras ações administrativas, como a execução orçamentária. Além disso, o deputado estadual é quem discute a elaboração do orçamento do seu estado, instituindo os impostos estaduais e distribuindo a verba conforme cada área de interesse público, como saúde, educação, cultura, entre outros.

A Assembleia Legislativa tem ainda o poder de criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), para investigar possíveis ilícitos na administração, além de receber denúncias e encaminhar processos em caso de crime de responsabilidade cometido pelo governador do estado.

São os deputados os responsáveis por fixar os salários do governador, vice-governador e do próprio deputado estadual. Além disso, podem dispor sobre regimento interno, polícia e serviços da Assembleia Legislativa, já que ela possui o papel de se autoadministrar.

Entenda melhor: leia aqui o texto integral! 

E quem são nossos candidatos a deputado estadual? Conheça! 

Fonte: Texto compilado do Portal Politize (http://www.politize.com.br/)

Você pode acompanhar as candidaturas diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral clicando aqui! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->