Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > Cargos do Executivo: Presidente da República e Governador
Início do conteúdo da página

Cargos do Executivo: Presidente da República e Governador

Criado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h15 | Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h15 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 11h11 | Acessos: 6797

Junto com o Prefeito, o Governador e o Presidente da República representam o Poder Executivo, nas instâncias municipal, estadual e federal, respectivamente. São eles quem “executam” a governabilidade, administrando os interesses públicos.

O Presidente

O Presidente da República é a autoridade máxima da política brasileira, o Chefe do Poder Executivo do país. Vivemos em uma república presidencialista. O grande diferencial das repúblicas presidencialistas em relação a outros modelos de governo é a votação direta da população no presidente. Nelas, uma pessoa é eleita para governar o país durante um determinado período. É o que acontece no Brasil: a cada quatro anos, os brasileiros escolhem o próximo presidente.

O Presidente é eleito pelo sistema majoritário, com possibilidade de segundo turno. Ou seja, para ganhar a eleição, ele precisa receber mais de 50% dos votos válidos. Se ninguém conseguir atingir essa marca no primeiro turno, os dois candidatos mais votados concorrem no segundo turno. Além disso, o Presidente da República pode se reeleger uma vez e ficar oito anos seguidos no cargo. Mas depois disso, precisa deixar a vaga para outra pessoa – e pode até concorrer de novo quatro anos depois, se quiser.

O Presidente é uma figura essencial dentro do nosso sistema político, porque exerce funções muito importantes: pensar e executar políticas públicas, escolher os ministros que trabalharão em cada área, sugerir projetos de lei ao Legislativo, vetar ou sancionar projetos de lei aprovados pelo Legislativo.

Para saber mais, acesse aqui o texto integral! 

Afinal, quem são os candidatos à Presidência em 2018? Veja aqui! 

E os governadores?

O Brasil adota como forma de Estado o federalismo, o que significa que as organizações políticas (municípios, estados e Distrito Federal) são relativamente autônomas entre si. Elas unem-se para formar um governo central – a União. Dentro de nossa federação, o Poder Executivo estadual é chefiado pelos governadores.

O Poder Executivo estadual possui a função de articulação política tanto com o governo federal, quanto com os municípios. Apesar desse papel importante, os estados possuem um universo pequeno e indefinido de atribuições legislativas e governamentais. A União concentrou a maior parte das funções relevantes, enquanto os estados ficaram com o que pode ser visto como “competências residuais” (ou seja, de menor importância).

Graças a essa distribuição desigual de funções e de recursos, os estados convivem com um problema de falta de meios e competências legais para desenvolver atividades próprias. A maior parte das competências são compartilhadas com União e municípios, sem uma delimitação clara das responsabilidades de cada um, o que dificulta uma responsabilização clara dos entes federativos pela condução das políticas públicas.

Para entender melhor, leia aqui o texto na íntegra! 

E os candidatos a governador do Pará, quem são? Veja!

Fonte: Texto compilado do Portal Politize (http://www.politize.com.br/)

Você pode acompanhar as candidaturas diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral, clicando aqui! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->