Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > Educação a distância ou à distância?
Início do conteúdo da página

Educação a distância ou à distância?

Criado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 11h37 | Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 00h03 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 11h48 | Acessos: 62180

Por Elias Santana (publicado originalmente no Blog Gran Cursos Online)

Em tempos de intensa conectividade, uma das modalidades educacionais mais usadas – e elogiadas – hodiernamente é a virtual. Apesar da pouca interação interpessoal (que também faz parte do processo de ensino e aprendizagem), poder estudar em casa, por meio da internet, possui significativas vantagens, como a economia de tempo e dinheiro e o autogerenciamento do ritmo de estudos. Com isso, uma expressão ganhou notoriedade: educação a distância.

Existe um consenso entre gramáticos: caso a distância não seja especificada, não se deve usar o sinal indicativo de crase. As seguintes construções, portanto, são consideradas corretas:

(1) Educação a distância.

(2) Ensino a distância

(3) Atendimento a distância.

(4) A mãe observava a evolução do filho a distância.

(5) Note que, nos três casos apresentados, o vocábulo “distância” foi usado em sentido genérico.

A situação é um pouco diferente caso, no texto, a distância seja especificada. Se isso acontecer, o sinal indicativo de crase passar a ser obrigatório! Veja:

(6) Eu estudava à distância de 300 metros da minha casa.

(7) O atendimento foi feito à distância de 15 quilômetros do acidente.

(8) Há um universo de conhecimento à distância de um clique!

Agora, além de conhecer mais sobre o uso da locução “a distância”, você também aprendeu um pouco mais sobre o sinal indicativo de crase! Logo, você não tem mais motivos para usar apenas a sigla EaD para designar a sua forma de estudar! Não tenha vergonha! Use – ou deixe de usar – o acento grave sem medo!

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->