Página inicial > Notícias > IFPA inaugura prédio do Centro de Tecnologias em Educação a Distância

IFPA inaugura prédio do Centro de Tecnologias em Educação a Distância

Criado: Quarta, 28 de Março de 2018, 12h41 | Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 12h41 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 11h07 | Acessos: 2658

Na tarde da última terça-feira, 27 de março, foi inaugurado o prédio do Centro de Tecnologias em Educação a Distância do Instituto Federal do Pará. A construção fica localizada na Reitoria, no bairro Castanheira, em Belém. Além da inauguração, foi assinada a ordem de serviço para a reforma de outro prédio do local, que será todo remodelado, passando por reforço estrutural e adaptações arquitetônicas.

O prédio inaugurado é para as instalações do futuro Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância – CTEAD e a Pró-reitoria de Ensino – PROEN. Contudo, para que as obras dos outros prédios do terreno avancem, o local sediará temporariamente, além do CTEAD, as Pró-reitorias de Extensão, de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o Gabinete da Reitora, a Assessoria de Comunicação e as Diretorias de Gestão de Pessoas e de Tecnologia de Informação. Assim, a nova estrutura abrigará por volta de 200 servidores.

“Dia 06 de abril, completamos três anos à frente do Instituto e tem sido muito penoso para todos nós trabalhar com as equipes divididas. Com este prédio, poderemos acompanhar o trabalho mais de perto, reunindo com as equipes e não apenas com as coordenações, direções e pró-reitorias. É importante que não somente o Reitor, mas que os pró-reitores estejam mais articulados. Isso, sem dúvida, será um grande avanço”, afirmou, na ocasião, o Reitor Cláudio Alex Rocha.

O prédio e a EaD

O prédio do Centro de Tecnologias em Educação a Distância conta ainda com um mini-auditório e um estúdio, adaptados para o espaço ser ainda um local de capacitação dos servidores, bem como para gravações de vídeos institucionais, videoaulas e outros instrumentos pedagógicos. “Fizemos questão de dar nome para esse espaço e não chamá-lo simplesmente de ‘anexo’, pois queremos realmente dar uma destinação diferenciada para este prédio”, comentou Cláudio Alex. “Este prédio não pode ser visto como anexo da Reitoria, assim como a Educação a Distância não deve ser considerada uma modalidade anexa a tudo que acontece em nossa instituição”, completou Márcio Wariss, chefe do Departamento de Educação a Distância, hoje ainda vinculado à PROEN.

A equipe do setor é formada, além de Wariss, por oito servidores e mais de 30 bolsistas da Rede e-Tec Brasil. “Equipe grande para desenvolver um trabalho que é um grande desafio”, explica o chefe do departamento. “Estamos aqui para dar suporte para que nossa instituição possa avançar numa modalidade. Então, tudo aquilo que se pensa do presencial, o que se pensa de ensino, pesquisa e extensão, pode ser pensado também com a EaD. Precisamos trabalhar integrados. A EaD não é algo que deve ser desenvolvida de forma paralela em nossa instituição, e sim algo integrado àquilo que nossa instituição já desenvolveu e pode desenvolver”, completa.

Atualmente, o Departamento de EaD do IFPA oferta o curso de Técnico em Informática, pela Rede e-Tec Brasil, e de Técnico em Informática para Internet, pelo MedioTec, ambos programas governamentais. No total, são 759 alunos, distribuídos em 14 polos em municípios paraenses. Com a instauração do CTEAD, o objetivo é ampliar esses números com recursos próprios da instituição, bem como desenvolver pesquisas sobre tecnologias educacionais e capacitações a docentes e técnicos para o trabalho com EaD.

Saiba mais aqui!