Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > Capes financia desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade
Início do conteúdo da página

Capes financia desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade

Criado: Terça, 06 de Março de 2018, 11h36 | Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 11h36 | Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 11h36 | Acessos: 106

Com o objetivo de incentivar projetos de inovação que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da educação no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga, nesta terça-feira, 6, o Edital nº 3/2018 – Ferramentas de acessibilidade. A data de início de submissão dos projetos é 19 de março.

De acordo com o edital, ferramentas de acessibilidade são programas de computador que possam ser utilizados em plataformas e navegadores diversos, que eventualmente incorporem algum tipo de dispositivo adaptável, com o propósito de dar acessibilidade ou inclusão por meio de tecnologias assistivas. As ferramentas poderão incorporar soluções de software e hardware, de uso local ou remoto.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos, no valor global estimado de R$ 1 milhão, para itens de capital e custeio, oriundos do orçamento da Capes, de acordo com valores disponibilizados pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2018. Cada projeto deverá ter o valor máximo de financiamento de R$ 200 mil.

Será aceito um projeto por instituição de ensino superior pertencente ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os produtos gerados deverão ter a possibilidade de implantação em outras unidades acadêmicas de outras instituições. O compartilhamento de recursos é uma das prerrogativas do edital. A viabilidade de implantação será considerada na análise e pontuação do projeto.

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores –, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Acesse o edital

Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

Publicado originalmente no Portal MEC, em 06/02/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->