Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > Desafios para Formação Educacional de Surdos foi o tema da redação do Enem 2017
Início do conteúdo da página

Desafios para Formação Educacional de Surdos foi o tema da redação do Enem 2017

Criado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h56 | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h56 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h56 | Acessos: 2908

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil, justo quando, pela primeira vez, o Enem terá videoprovas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A prova em Libras é um recurso que facilita a realização do exame para surdos e pessoas com deficiência auditiva que, por terem sido alfabetizados na língua de sinais, têm mais dificuldade para realizar provas escritas.

Na Videoprova Traduzida em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. O recurso teve o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além de garantia de qualidade e normas de segurança máxima de todas as provas do Enem. Só não foram integralmente traduzidas para Libras as questões de Língua Estrangeira Moderna. Nessas questões, somente os trechos originalmente em português foram traduzidos para Libras.

O tema da redação deste ano seguiu a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.

Domingo, dia 5, foi o primeiro dia de exame, com as provas também de linguagens e ciências humanas. No próximo dia 12 será a vez das provas de matemática e ciências da natureza.

Especialistas aprovam o tema

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano vai evidenciar os desafios na educação de surdos do Brasil. A avaliação é da professora de pedagogia bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Patrícia Rezende. Para ela, o tema da redação é considerado “impactante”.

“Este tema vai representar uma maior visibilidade sobre os desafios da educação de surdos neste país. Trata-se de um assunto polêmico porque sofremos uma política que não condiz com a qualidade de ensino para surdos. Precisamos de uma política linguística urgente”, avaliou Patrícia, que também foi diretora de políticas educacionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

Para ela, quem não tiver conhecimento sobre questão linguística e cultural da comunidade surda pode ter dificuldades para escrever a redação, que tem como tema Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil.

Para a assistente social surda Mariana Hora, colaboradora da diretoria da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o tema da redação do Enem deste ano surpreendeu. “Estamos acostumados a ser esquecidos, e colocar a educação de surdos como tema da redação faz com que a sociedade seja cutucada a refletir sobre isso”, diz. Para ela, muitos candidatos terão dificuldade de escrever sobre o assunto por desconhecer a realidade dos surdos do país.

 

Fonte: Agência Brasil

* Matérias originalmente publicadas no dia 05/11/2017, nos links a seguir:

Desafios para Formação Educacional de Surdos foi o tema da redação do Enem 2017

Para especialista, redação do Enem amplia visibilidade para educação de surdos

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->