Página inicial > Notícias > I e-EAD encerra atividades com sucesso

I e-EAD encerra atividades com sucesso

Criado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 18h17 | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 18h17 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 15h06 | Acessos: 3121

Os dias 28 e 29 de setembro foram movimentados no Campus Belém do Instituto Federal do Pará, com a realização do I Encontro de Educação a Distância do IFPA – I e-EAD. Foram palestras, mesas-redondas e workshops que reuniram docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade em geral.

O evento iniciou com a palestra do chefe do Departamento, Márcio Warris Monteiro, que apresentou o panorama da Educação a Distância no IFPA. A tarde da quinta-feira, 28, foi o momento para refletir sobre o papel do educador diante das novas tecnologias e o uso de MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online, na sigla em inglês), ambas ministradas pela cofundadora da Escola Mupi, Paula Furtado. Segundo ela, não podemos fechar os olhos para a tecnologia, pois essa “não vai substituir o professor. Ele está mais requisitado do que nunca, pois precisamos de parâmetros de ética, de técnica, etc”.

Na manhã da sexta-feira as atenções voltaram-se para a institucionalização da Educação a Distância nos Institutos Federais, com representantes de estados da Região Norte: Amazonas, Amapá, Tocantins, Rondônia e Roraima falaram como a EaD está se consolidando no seus respectivos Institutos Federais. Além disso, Miguel Zamberlan, diretor de Educação a Distância do IFTO, apresentou os avanços da EaD dentro da Rede Federal. O professor é também membro do Grupo de Trabalho mantido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF, voltado ao desenvolvimento e consolidação da EaD na Rede Federal. “Precisamos discutir a EaD enquanto organização, enquanto instituição”, defende Zamberlan. “Temos que inserir, que nos apropriar da EaD entre os servidores de todos os níveis e setores. Isso é institucionalizar”, completa.

No encerramento, Márcio Wariss apresentou a nova Plataforma MOOC do IFPA, com suas particularidades e cursos já ofertados. O ambiente virtual foi projetado a partir da parceria da Secretaria de Ensino Técnico – SETEC, do Ministério da Educação, com o Instituto Tim. O chefe de Departamento também anunciou sobre o edital que será lançado ainda em 2017 para produção de cursos MOOCs próprios, por docentes do próprio instituto.

“Acredito que o encontro foi bastante proveitoso, porque deu oportunidade de diretores, docentes, equipes pedagógicas e estudantes do IFPA se aproximarem ainda mais da educação a distância, rompendo barreiras e despertando o interesse para novas possibilidades de ensino e aprendizagem envolvendo tecnologias online”, avaliou Wariss ao fim do evento. “Dois dos meus alunos falaram comigo que gostaram muito. Disseram que o evento superou o que eles esperavam, especialmente em relação ao conteúdo”, contou o coordenador de polo do IFPA em Paragominas, Everaldo Veloso.

Mais do evento

Para quem quiser acesso a materiais extras e outras informações do evento, acesse: www.ctead.ifpa.edu.br/eead. Os certificados dos participantes logo estarão disponibilizados no mesmo endereço.

Em breve, veja aqui as fotos do I e-EAD!