Página inicial > Notícias > EAD: Mais um passo para a institucionalização no IFPA

EAD: Mais um passo para a institucionalização no IFPA

Criado: Terça, 20 de Junho de 2017, 14h04 | Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 14h04 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 15h55 | Acessos: 2515

Desde maio deste ano, o Departamento de Educação a Distância do Instituto Federal do Pará – IFPA passou a funcionar junto ao Campus Ananindeua, no terreno conhecido como Antiga Granja do Governador, no bairro do Icuí. A mudança estava sendo organizada desde o início do ano, planejada para oferecer aos servidores e, consequentemente, a todos os envolvidos com a Educação a Distância (EaD) no Instituto, maior conforto e agilidade nos processos cotidianos do setor.

No referido terreno, um prédio foi reformado para o funcionamento da administração de tudo o que diz respeito à EaD no IFPA. A estrutura conta com salas para a chefia do Departamento, produção e reprodução de material didático, gravação de videoaulas, jornalismo, desenvolvimento e administração de serviços online (site, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros), além de um espaço para o funcionamento da Rede e-Tec Brasil/IFPA, com sua equipe multidisciplinar, coordenadores, professores e tutores.

A proximidade física do Departamento de Educação a Distância com a coordenação da Rede e-Tec, aliás, mostrou-se positiva, já que reuniu em apenas um local as decisões relacionadas ao Programa, proporcionando maior integração para lidar com suas demandas cotidianas, sobretudo nesse momento em que se prepara para, apartir de agosto, ofertar mais 500 vagas por meio da ação MEDIOTEC-EaD, também inserido no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

“Tudo que é feito pela Rede e-Tec precisa passar pelo Departamento de Educação a Distância, então, essa proximidade encurtou tempo de resposta de processos, facilitou as reuniões, conseguimos resolver as coisas com mais celeridade. Além disso, a formação de uma nova equipe, com a chegada de novos servidores, que trouxeram mais conhecimento, enriqueceu muito a EAD no instituto. A partir desse momento, nós só temos a crescer. E os alunos é que ganham”, comenta a coordenadora geral da Rede e-Tec Brasil do IFPA, Kamila Barbosa.

Em 2016, foram realizados concursos públicos para a contratação de pessoal que, hoje, já estão lotados e em exercício no Departamento de EaD da Pró-Reitoria de Ensino, dedicando-se inteiramente às tarefas relacionadas a essa modalidade. Atualmente são nove servidores. Outra importante ação no ano passado foi a publicação da instrução Normativa nº 003/2016, que doutrina a inserção de disciplinas a distância em Projetos Pedagógicos de Cursos presenciais.

O próximo passo será a instituição do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância – CTEAD. “Pretendemos fazer isso ainda este ano, no segundo semestre. O CTEAD surgirá como continuidade do atual Departamento de EaD/PROEN, configurado, porém, como centro de referência, aos moldes do que é estabelecido na Portaria nº 1291/2013-MEC. Assim, aos poucos, a institucionalização da EaD no IFPA vai se concretizando de forma sólida, com espaço físico, equipamentos, pessoal, normativas etc”, explica o chefe do Departamento de Educação a Distância do IFPA, Márcio Wariss.

Com o CTEAD instituído, o IFPA ganhará um centro de referência dedicado para:

1) dar suporte para que os campi do Instituto ofertem disciplinas e cursos a distância;

2) capacitar de pessoal para atuar nessa modalidade de ensino e;

3) desenvolver de pesquisas para a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem tanto no ensino a distância quanto no presencial.

Veja a galeria (link para as fotos)

Breve histórico: A Educação a Distância no Instituto Federal do Pará já tem um longo histórico, desde 2008, iniciando a oferta de cursos pelos programas Rede e-Tec Brasil e Universidade Aberta do Brasil - UAB. Contudo, foi em 2013 que essa modalidade de ensino começou a galgar passos mais sólidos dentro da instituição. Naquele ano, foi criada a Coordenação de Políticas de Educação a Distância – atual Departamento de EaD/PROEN – bem como foi aprovado pelo Conselho Superior do Instituto o Projeto de Institucionalização da Educação a Distância, que culminará, em breve, com a criação do CTEAD. A partir de então, esforços não têm sido poupados para que a EaD seja institucionalizada no IFPA.

Texto: Íris Jatene