2018 de muitas realizações: mensagem do chefe do Departamento de EAD

Criado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 12h19 | Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 10h03 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 15h05 | Acessos: 2939

Márcio Wariss é chefe do Departamento de EAD do IFPA

O ano de 2017 foi de muito trabalho e conquistas para a Educação a Distância, no IFPA. E vislumbramos com esperança um horizonte de mais realizações para 2018.

No próximo ano, a EaD ganhará uma sede própria e definitiva para abrigar o Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD, que será instituído como um centro de referência para formar profissionais que atuam na EaD, estabelecer política e diretrizes e dar suporte aos campi para oferta de cursos EaD, além de fomentar pesquisa para o uso de tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem.

Logo no início de 2018, atualizaremos nosso Moodle para uma versão que possibilite acesso por meio do aplicativo Moodle Mobile, dando a estudantes e professores mais uma alternativa para se comunicar e acessar o conteúdo dos cursos. Também, pretendemos fomentar a criação de nossos próprios cursos para o AVA-MOOC-IFPA.

Já está sendo providenciada a impressão de livros didáticos para que os estudantes tenham o material em mãos de modo que possam estudar e realizar suas atividades acadêmicas em locais e momentos nos quais não tenham acesso ao AVA. Acreditamos que até fevereiro de 2018 os livros sejam entregues nos polos para serem distribuídos aos estudantes.

Até fevereiro, também, pretendemos lançar um edital para viabilizar o acesso dos nossos estudantes a recursos da assistência estudantil a fim de que possam se deslocar aos polos e fazer refeições em dias de atividades presenciais, além de participar de encontros para apresentação de trabalhos e outras atividades afins, quando houver oportunidade.

O cenário descrito até aqui já é suficiente para indicar que a educação a distância (EaD) é levada a sério no IFPA ganhando cada vez mais espaço e se consolidando no contexto institucional como alternativa viável para que o IFPA realize sua missão fazendo a educação técnica e profissional chegar a cada vez mais pessoas no estado do Pará.

Obviamente, muitos desafios ainda precisam ser vencidos e certas situações necessitam de correções e aperfeiçoamentos. Porém, com a equipe que hoje temos e com a instituição do CTEAD, não temos dúvidas de que conseguiremos enfrentar e vencer os desafios presentes e os que estão por vir.

Portanto, é com esperança que olhamos para 2018 e gostaríamos que todos, profissionais e estudantes, tivessem essa mesma atitude, pois acreditamos na educação a distância e trabalharemos para oferecer sempre o nosso melhor tendo em vista cada estudante que a nós foi confiado.

Desejamos a todos os nossos estudantes e colaboradores um abençoado Natal e um 2018 repleto de realizações.

Boas festas!

Márcio Wariss Monteiro