Rede e-Tec Brasil completa dez anos de existência

Criado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 12h48 | Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 12h48 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 12h48 | Acessos: 2115

Há dez anos, surgia o Sistema Rede e-Tec Brasil com o objetivo de ofertar educação profissional e tecnológica a distância em todo o país. Com o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, o programa chegou ao Pará pelo Instituto Federal do Pará apenas no ano seguinte, em 2008. As primeiras turmas aqui iniciaram em 2010. “As ofertas pela Rede e-Tec vieram com o objetivo pleno de levar formação profissional tecnológica para os interiores. Seria a educação técnica que o IFPA já trabalhava, só que agora na modalidade a distância”, explica Kamila Barbosa, coordenadora geral da Rede e-Tec Brasil/IFPA.

A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação que tem como foco a oferta de cursos técnicos a distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos. Desde 2017, o Programa gerencia também os recurso do MedioTec EAD, voltado para a formação de jovens do Ensino Médio em concomitância ao ensino técnico.

Dessa forma, desde então, o IFPA já ofertou os cursos Técnicos em Saneamento Urbano, Eventos, Informática, Metalurgia, Aquicultura e Pesca, em 10 polos distribuídos pelo Pará. “No início, a Rede e-Tec foi essencial para a interiorização, por levar a formação tecnológica para o profissional nos locais mais distantes, nos interiores mais distantes e onde ainda não havia a infraestrutura necessária para as ofertas desses cursos. Acho que a importância maior dessa trajetória foi justamente essa: permitir uma infraestrutura para que nós pudéssemos instalar e ofertar cursos em outros locais”, comenta Kamila.

Em 2014, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC, foi realizado o Programa Profuncionário, que visava a capacitação técnica de servidores das escolas públicas das Redes Municipais e Estadual de diversos municípios paraenses. Foram ofertados, na ocasião, os cursos de Secretaria Escolar, Alimentação Escolar e Técnico em Multimeios, totalizando 49 turmas em 25 polos, bem como mais uma edição do curso de Técnico em Informática, pela Rede e-Tec.

Atualmente, a Rede e-Tec Brasil/IFPA está realizando o curso de Técnico em Informática, iniciado no segundo semestre de 2016. São quase 300 alunos distribuídos nos polos de Abaetetuba, Bragança, Breves, Conceição do Araguaia, Paragominas e Tucuruí. Pelo MedioTec EAD, além de Abaetetuba e Tucuruí, outros oito polos – Aveiro, Rurópolis, Trairão, Terra Santa, Santarém, Cametá, Altamira e Ananindeua – recebem os alunos de ensino médio para a formação em Técnico em Informática para Internet. Assim, no total, são 759 alunos em 14 polos, em dois cursos EAD.

Um desses alunos é Márcio Emílio Bittencourt Araújo, de 42 anos. Ele é professor e está cursando um mestrado profissional em Ensino de Matemática. Com dificuldades em lidar com a informática e as novas tecnologias, Márcio buscou um curso técnico para aprimorar conhecimentos e se tornar um profissional mais completo. “Eu iniciei o curso regular, mas, como ingressei no mestrado, tive que optar. Mas no momento em que eu optei pelo mestrado, houve a oportunidade do curso a distância. Acredito que seja o caso da maioria dos alunos do curso: disponibilidade de tempo. A educação a distância permite essa conciliação entre o trabalho e o estudo”, avalia o professor-estudante do curso em Técnico em Informática pela Rede e-Tec no Polo Abaetetuba.

Márcio Emílio (agachado, no meio) entre seus colegas do Polo Abaetetuba, no I e-EAD

Para ele, o curso da Rede e-Tec foi uma oportunidade de ouro. “Foi um casamento perfeito: aquilo que me faltava, da forma que eu precisava. Por isso, estou tendo condições de estar adquirindo esse conhecimento todo. Percebo que dentro do meu mestrado consegui certo destaque em função do primeiro período que já cursei no curso de Técnico em Informática”, completa.

A perspectiva da Rede e-Tec, desde seu início, há 10 anos, sempre foi a expansão e a democratização da oferta de profissionalização voltada para o interior do país e também para as periferias das áreas metropolitanas, orientando-se pelas necessidades de desenvolvimento econômico e social dos estados. Para tanto, se deve tomar como referência as demandas dos trabalhadores por uma formação ampla e qualificada, as necessidades sociais, culturais e regionais identificadas por unidade da Federação.

“Para o próximo ano, acredito que a Rede e-Tec, a partir da formação do CTEAD [Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, em processo de implantação no IFPA], está fortalecida. Então, o que a gente pode esperar da Rede e-Tec é uma melhora. Um melhora de infraestrutura, uma melhora de oferta, uma melhora na padronização de seus cursos, uma melhora na qualidade do ensino que nós podemos proporcionar ao aluno, uma melhora na equipe, enfim, um fortalecimento!”, comemora Kamila Barbosa.