MedioTec EaD inicia as atividades no IFPA

Criado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 22h05 | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 22h05 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 22h06 | Acessos: 1011

No último dia 2 de outubro, iniciaram as atividades do Curso de Técnico em Informática para Internet pelo Programa MedioTec EAD, fruto da parceria entre o Instituto Federal do Pará - IFPA e a Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA. No total, são 486 estudantes de Ensino Médio, que realizarão, em concomitância à sua formação básica, sua formação técnica. Os alunos estão divididos em turmas de até 50 pessoas em 10 polos diferentes: Abaetetuba, Ananindeua, Tucuruí, Trairão, Aveiro, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Cametá e Altamira.

Polos Abaetetuba e Ananindeua, respectivamente, registraram momentos da aula inaugural

Primeira disciplina a todo vapor

No mesmo período, estão sendo produzidas as primeiras vídeo-aulas do curso. Márcio Wariss Monteiro, chefe do Departamento de Educação a Distância do IFPA e ministrante da disciplina “Ambientação em EAD”, gravou a sua aula inaugural.

Gravação da primeira vídeo-aula do MedioTec EaD

O objetivo dessa primeira vídeo-aula é dar as boas-vindas aos alunos, com informações gerais do curso e da disciplina. Ao planejar a aula, o foco era aproximar o aluno da dinâmica do curso,  familiarizando-o com a Educação  Distância, com o ambiente virtual de aprendizagem e com aquilo que seria exigido de um aluno que pretendo seguir um curso na modalidade EaD. “É fundamental que logo no início os alunos tenham informações sobre aquilo que eles vão ter que enfrentar durante o curso inteiro”, comenta Wariss.

“Na cultura contemporânea, prevalece a informação visual. Por isso, fazermos vídeos ajuda os alunos a introduzir aquilo que depois eles vão precisar aprofundar através da leitura dos livros didáticos e materiais que são indicados na disciplina”, completa o professor. Para ele, as vídeo-aulas também são importantes por proporcionarem que os estudantes conheçam com quem estão lidando. “Isso também cria empatia entre professor e aluno, que na Educação a Distância é fundamental”, conclui.