Conheça a Plataforma MOOC do IFPA

Criado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 21h48 | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 21h48 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 21h54 | Acessos: 3501

O Instituto Federal do Pará lançou, no dia 29 de setembro, durante o I Encontro de Educação a Distância do IFPA, sua plataforma MOOC, em parceria com o Instituto Tim Tec.

Conheça a seguir, em cinco perguntas, tudo sobre a nova plataforma!

O que é MOOC?

MOOC é a sigla para Massive Open Online Courses (cursos online abertos e massivos) − cursos ministrados a distância, pela internet, e que suportam um grande número de alunos. Qualquer pessoa pode fazê-los, de qualquer lugar, desde que esteja conectada à web. Além de oferecer videoaulas, leituras complementares, testes e referências, MOOCs convidam os alunos a interagir em fóruns para discutir e sanar dúvidas. Eles contribuem para ampliar o acesso à educação e propõem uma aprendizagem participativa e distribuída, na qual os estudantes se engajam no processo de conhecimento, interagem ativamente com o material e seguem o próprio ritmo. (Fonte: Tim Tec)

Como funciona a Plataforma MOOC do IFPA?

O MOOC é uma criação recente da área de educação a distância no Brasil e começa agora a ser oferecido também pelo IFPA, bem como outros Institutos Federais, em parceria com o Instituto TIM que foi quem desenvolveu a plataforma TIM Tec e foi quem produziu os primeiros cursos que estão sendo ofertados pelo IFPA. Para participar, basta acessar a plataforma MOOC IFPA, pelo link http://mooc.ifpa.edu.br, cadastrar-se e inscrever-se em um dos cursos ofertados.

Quais são os cursos ofertados?

Atualmente, a plataforma MOOC IFPA possui 23 cursos produzidos pelo Tim Tec e por outros Institutos Federais. A maioria é sobre desenvolvimento de tecnologia, mas há cursos também sobre produção de textos, de produção de vídeo, desenvolvimento da ciência, etc. Em breve, o IFPA também irá produzir seus próprios cursos MOOCs e ofertá-los por meio da plataforma.

Para conhecer o catálogo completo dos cursos, acesse aqui!

Quem pode se inscrever?

Embora o projeto e participação em um MOOC possa ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, os MOOC normalmente são gratuitos e não exigem pré-requisitos. São ofertados para um grande número de alunos e possuem grande quantidade de material. Por isso, qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse em aprimorar os seus conhecimentos nas áreas que são cobertas pelos cursos.

Há certificado ao concluir o curso?

Sim. O IFPA está desenvolvendo sua forma de certificação para esses cursos, inclusive com carga horária definida. A ideia é que, no futuro, sejam previstos percursos didáticos, compostos de 3 ou 4 cursos ofertados na plataforma, que nessa soma valham como um curso de Formação Inicial Continuada - FIC. Fique atento!

Acesse a Plataforma MOOC IFPA! Procure por este banner no nosso site: