Mulheres são maioria no ensino a distância

Criado: Quinta, 08 de Março de 2018, 10h11 | Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 10h11 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 10h11 | Acessos: 2614

Entenda porque tantas mulheres aderiram à EAD, o modelo de ensino que mais cresce no Brasil!

Mulheres são maioria no ensino a distância
Você sabia que quase 70% de todos os alunos de cursos a distância são mulheres? Pois é, aos poucos elas foram adotando essa modalidade de ensino e hoje praticamente dominam o território!

O grande diferencial do ensino a distância é poder conciliar melhor a faculdade com as tarefas do dia a dia. Com ele, o aluno pode escolher o horário mais conveniente para estudar e desenvolver as tarefas de acordo com a sua rotina.

Mulheres no ensino a distância

Um estudo realizado pela Educa Insights revelou a forte participação das mulheres no ensino a distância no Brasil.

Ao todo, 67% de todos os estudantes de EAD são mulheres! Os homens correspondem aos 33% restantes. Para se ter uma ideia mais clara, podemos dizer que elas representam mais do dobro da quantidade de homens presentes em cursos a distância.

Do total de estudantes de EAD, quase metade (41%) tem entre 31 e 40 anos. Ou seja: são pessoas que buscam uma segunda graduação ou não conseguiram entrar na faculdade antes, por motivos diversos, e estão fazendo um curso superior para se colocar melhor no mercado.

E se você pensa que o perfil da mulher que está fazendo EAD é o da típica dona de casa, enganou-se. Pela pesquisa, a quase totalidade dos alunos de cursos a distância têm trabalho remunerado – 87%, para ser mais exato. Do total, 83% são responsáveis por bancar a própria mensalidade.

A maioria escolhe fazer EAD por causa da flexibilidade de horários e do preço mais acessível das graduações.

Perfil dos estudantes de EAD

A pesquisa da Educa Insights traz outros dados interessantes sobre o perfil de quem escolhe o ensino a distância. Conheça alguns:

-85% vêm de escola pública.

-Os itens que mais valorizam na EAD são o uso de vídeo-aulas, encontros presenciais e materiais didáticos.

-45% têm entre 16 e 30 anos.

-14% têm mais de 40 anos.

E quem pensa que EAD é moleza, a pesquisa vem para desfazer essa ideia. Veja alguns dados que quebram esse mito:

-66% estudam de 3 a 5 dias por semana.

-Para maior parte, esses estudos consomem entre 2 e 4 horas por dia.

-62% estudam à noite, sozinhos.

-90% dos que fazem um curso EAD estudam de casa.

Afinal, o que o EAD tem de tão bom?

O ensino a distância é uma excelente alternativa para aqueles que preferem estudar no seu ritmo, encaixando a faculdade na sua rotina (e não o contrário).

Para se dar bem nesses cursos é preciso ter uma certa familiaridade com a tecnologia – o que também não é nenhum bicho de sete cabeças. Tudo acontece pela internet, em um ambiente próprio oferecido pela faculdade. As aulas e materiais didáticos podem aparecer em formato de vídeos, documentos e apostilas digitais, que ficam à disposição do aluno 24 horas por dia.

Essa, aliás, é outra grande vantagem do EAD: poder acessar o conteúdo na hora que for preciso, de qualquer lugar – desde que esteja conectado à internet.

Com a melhora da nossa infraestrutura de redes e banda larga, as aulas estão ficando cada vez mais interativas. Muitas vezes dá para acompanhar a transmissão ao vivo de casa e interagir com o professor como se estivesse em sala de aula.

Quanto ao diploma, pode ficar tranquilo. Ele tem a mesma validade de um diploma de curso tradicional e vai ser aceito tanto na disputa por uma vaga de emprego mais qualificada quanto para ingressar em pós-graduações ou fazer concursos públicos.

No entanto, é preciso observar se a instituição de ensino é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e está autorizada a oferecer o curso. Só assim o diploma – seja ele EAD ou presencial – terá validade.

Fonte: Portal EAD, publicado originalmente em 06/03/2018