Veja o que aconteceu na Educação a Distância do IFPA em 2017

Criado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 12h08 | Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 10h03 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 12h14 | Acessos: 2792

O ano de 2017 começou cheio de expectativas no Departamento de Educação a Distância. Havia-se acabado de iniciar mais um curso pela Rede e-Tec Brasil no Instituto Federal do Pará e já tinham entrado em exercício três novos servidores no setor. Alguns projetos ainda não se concretizaram. Outros, contudo, foram gratas surpresas. Em poucas palavras: 2017 foi um ano de trabalho e conquistas para a EAD no IFPA. E que 2018 seja ainda melhor!

Com a aula inaugural em 20 de dezembro de 2016, o curso de Técnico em Informática, modalidade a distância, ofertado pela Rede e-Tec Brasil/IFPA, iniciou seus módulos efetivamente em março de 2017. Para que o curso acontecesse, o ano iniciou com diversos processos seletivos para compor a equipe da Rede. Além da coordenação de Kamila Barbosa, foi integrada à equipe a coordenadora adjunta Louise Silva, além de 23 bolsistas – entre professores mediadores, coordenadores de polo e de curso e equipe multidisciplinar – sem contar os professores formadores, responsáveis por cada disciplina.

Também em 2016, o Departamento de Educação a Distância deu o primeiro passo para o projeto de se transformar em Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância - CTEAD: conseguiu vagas para novos servidores no setor. Em 2017, o quadro de pessoal continuou aumentando e mais quatro servidores foram agregados.

O Departamento de EAD está funcionando junto ao Campus Ananindeua

O projeto também previa sede nova. Embora o prédio próprio no terreno da Reitoria ainda não tenha ficado pronto, em maio, a equipe saiu do ambiente da Pró-reitoria de Ensino, no Campus IFPA Belém, e ocupou salas próprias junto ao Campus IFPA Ananindeua, onde já funcionava a coordenação da Rede e-Tec Brasil/IFPA. A aproximação entre as equipes só veio somar na produtividade da EAD. O espaço conta com três salas e mais ambiente para construção de um estúdio. Atualmente, o estúdio da EAD funciona em parceria com o Núcleo de Produção Audiovisual e Educação a Distância – NUPAED, do Campus IFPA Belém.

Por fim, em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC/PA, O IFPA passou a ofertar o curso de Técnico em Informática para Internet, modalidade EAD, para alunos do Ensino Médio. É o MedioTec, pelo qual, levado em concomitância com o ensino regular, os jovens estudantes já concluirão a educação básica com uma formação profissional técnica.

O I e-EAD aconteceu em setembro e foi um sucesso

Em setembro houve o I Encontro de Educação a Distância do IFPA – I e-EAD. Com programação ao longo de dois dias, o evento mostrou como nossa instituição e outros Institutos Federais da Região Norte estão caminhando para a institucionalização da EaD, além de apresentar políticas e tecnologias que tornam a modalidade a distância uma alternativa educacional viável. No evento, foram lançados ainda a nova plataforma MOOC (de cursos rápidos, abertos e massivos, em parceria com o Instituto TIM) e o Mural EAD.

Para 2018, o plano é crescer ainda mais. Está prevista a mudança para o prédio próprio, na área onde hoje já funciona a Reitoria do IFPA, na Avenida João Paulo II, em Belém. A efetivação da criação do CTEAD também é uma ação esperada para o próximo ano. Além dos cursos já existentes, o setor pretende lançar seus próprios cursos na plataforma MOOC, por meio de editais para a produção, ampliando a oferta de educação a distância do IFPA.

Enfim, 2018 será um ano de mais trabalho e ainda mais conquistas para o futuro CTEAD. Acompanhe!

EAD no IFPA em números

Sim! Agora somos oito servidores ligados a um chefe de departamento, unidos a quase 60 bolsistas da Rede e-Tec Brasil e do MedioTec, para oferecermos uma educação de qualidade aos 769 alunos de dois cursos, de dois programas, distribuídos em 14 polos. Nosso evento em setembro uniu cerca de 120 participantes, que discutiram sobre a institucionalização da Educação a Distância na nossa Região e no Brasil. Nossa plataforma MOOC já oferta 23 cursos pré-instalados pelo Instituto TIM por meio da iniciativa TIM Tec, o que nos gera um “sem-número” de estudantes vinculados.

Mural EAD

Esta é a sétima edição do nosso Mural. E a última de 2017. Entraremos em um pequeno recesso, junto com nossos estudantes, e voltamos a partir do dia 23 de janeiro de 2018, com muitas novidades! Aguardamos vocês! Boas festas e até lá!