7 Dicas para ser um aluno online bem sucedido

Criado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 11h27 | Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 11h27 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 11h27 | Acessos: 3014

Por Kristen Hicks, publicado originalmente pelo Blackboard Blog, em 14/10/2017 (com comentários adicionais, em negrito)

Certa vez, alguns educadores já recusaram a ideia de educação online. Como aulas em um computador poderiam trazer o mesmo benefício para os alunos que as com um professor? Como a tecnologia tem melhorado e as mais conceituadas instituições de ensino têm adotado a aprendizagem online ao longo dos últimos anos, muitas das primeiras críticas têm se mostrado um desafio.

Mais de um terço dos estudantes do ensino superior tem pelo menos um de seus cursos online, e mais de 12% estão matriculados exclusivamente em cursos online. Ou seja, estudantes, professores e faculdades estão se acostumando à ideia de educação a distância.

Apesar disso, alguns alunos podem ter dificuldades em estudar em casa, mas apresentamos algumas dicas aqui:

1. Seja exigente com o curso que escolher: Se você quer ser um aluno bem sucedido, a decisão mais importante a tomar é escolher uma boa escola. Os relatórios universitários online podem ajudar, mas complementá-los com suas pesquisas é bom para se certificar de que a escolha é a mais apropriada.

2. Ter a tecnologia certa: Um computador antigo ou que tenha uma conexão lenta com a internet pode ter impacto na sua educação online. Desistências são comuns em cursos online, quando qualquer dificuldade se torna uma barreira em seu caminho para a graduação – até mesmo algo que possa parecer pequeno, como um computador desatualizado.

Também por isso, o IFPA oferece o apoio dos polos presenciais, onde os alunos com dificuldades técnicas podem ter o acesso garantido ao conteúdo do curso.

3. Seja organizado em sua rotina: Pode parecer fácil, mas estudar em casa todos os dias é um desafio significativo, especialmente se você está tentando conciliar as aulas com a sua rotina. É preciso elaborar um sistema que garanta que você cumpra as tarefas – pode ser determinar prazos rigorosos ou criar horários de estudo. Também é interessante encontrar um colega ou parceiro que estimule o seu estudo.

4. Descubra quais hábitos de estudo funcionam para você: Assim como na última dica, isso exige bastante treinamento. Preste atenção a que tipos de trabalho e “sistemas de aprendizagem” funcionam para você: ouvir palestras, ler livros, anotar o conteúdo… Identificar o estilo de estudo que lhe dá os melhores resultados vai otimizar seu tempo. Também é importante descobrir onde você pode estudar sem distrações.

Mais uma vez, o espaço do polo pode ser um aliado ao aprendizado do aluno.

5. Colabore com outros estudantes: Muitas instituições de ensino oferecem ferramentas que incentivam a colaboração entre os alunos online, mas eles também podem criar grupos de estudo ou espaços online (ou presencial, na sua cidade) para se comunicarem entre si. Tenha em mente a importância da interação com outros estudantes: além da troca de conteúdo, podem ser ótimos contatos profissionais.

6. Esteja disposto a pedir ajuda: A maioria das instituições se esforçam para dar o apoio necessário aos alunos. Se você está tendo dificuldades, fale com o professor mediador. Se precisar de ajuda para além do que seu professor pode fornecer, veja as outras opções oferecidas (como internet ou grupos de estudos com os colegas, por exemplo). Ajudar os alunos a aprender é a meta nº 1 de cada faculdade (do IFPA, inclusive) e todas possuem uma estrutura para garantir que esse objetivo seja alcançado. Lembre-se: se você está tendo problemas, peça ajuda!

7. Faça pausas: Cuide para manter as metas e os prazos, mas não se sinta culpado por precisar fazer uma pausa – e nem ver isso como um “bônus”, isto pode ser uma necessidade. Ter uma pausa de vez em quando vai te ajudar a ficar mais focado no resto do tempo. É interessante até mesmo colocar este tempo em sua rotina ou definir um alarme para se certificar de que você não vai esquecer de descansar.

O sucesso do aluno depende da existência de bons professores e cursos. Mas a maior parte depende dele mesmo. Se você descobrir um sistema de estudo que funciona e cumpri-lo, você terá sucesso como um estudante online. É importante perceber que, se estudar a distância é muito difícil, você pode ser alguém que se encaixe melhor em aulas presenciais. Esteja disposto a mudar se isso for melhor para você! (Não esqueça: o IFPA busca oferecer qualidade de ensino. Se você tem sugestões, procure o coordenador de seu polo e converse com ele!)